Deputado entrou com uma representação no Ministério Público do Estado sobre contratos da gestão de David Almeida - Foto: Davide Silva

Nesta quarta-feira, 2, o deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza), usou a tribuna do Legislativo para reiterar o pedido de investigação ao Ministério Público do Estado a respeito do possível sistema de corrupção envolvendo o atual prefeito de Manaus, David Almeida, e seus familiares. O parlamentar entrou com uma representação solicitando urgência na tramitação para apuração dos fatos no dia 27 de setembro de 2024.

Wilker Barreto reforçou que a imprensa de todo o Brasil denunciou, há 15 dias, um esquema de contratos da Prefeitura de Manaus ligado à sogra, genro e a atual noiva de David Almeida.

“Eu estou pedindo investigação e revisão de contratos para que isso também não chegue aqui na Casa Legislativa, resultando em dano ao erário. O caso está estampando a capa do UOL e outros importantes sites de notícia Brasil afora. Sem contar que a Polícia Federal investiga pagamentos de propina. É lamentável vermos a secretária de educação do município sendo interceptada numa gravação de um empresário, fornecedor da prefeitura. Impossível acharmos que é outra coincidência. Familiares ficaram milionários da noite pro dia, recebendo de fornecedores volumes exorbitantes. Isso é normal? Uma mera prestação de serviço que não é”, afirmou o deputado.

Resgatando as denúncias

Entre as denúncias veiculadas na mídia, estão pagamentos feitos à mão da noiva de David Almeida, Lidiane Oliveira Fontinelle, e sua empresa, pela Construtora Rio Piorini Ltda (CNPJ N.o 03.820.151/0001-84). A empresa possui contratos multimilionários com a Prefeitura de Manaus.

Há também pagamentos feitos à noiva do atual prefeito de Manaus, Izabelle Fontinelle de Queiroz, via empresa Skyline Produções Ltda (CNPJ Nº41.587.185/0001-60), da qual é sócia administradora, pelas empresas Ouro Preto Serviços de Conservação (CNPJ Nº07.025.586/0001-98), Agência de Interatividade e Marketing (CNPJ 84.480.946/0001-92 ) e The Set Filmes Ltda (CNPJ Nº27.329.690/0001-83). Estas empresas receberam recursos da Prefeitura de Manaus, seja por contratos diretos ou por meio de subcontratações.

Outra denúncia foi a do favorecimento do genro do prefeito David Almeida, Gabriel Alexandre da Silva, mediante contratação suspeita da empresa Eleven da Amazônia Ltda (CNPJ Nº 15.783.913/0001-07) controlada por Edgard Lima Cordeiro, primo de Gabriel Alexandre.

Nesta quarta-feira (2), o site UOL veiculou uma reportagem sobre a investigação da Polícia Federal, que cita David Almeida entre os suspeitos de corrupção, pelo recebimento de propina para o favorecimento de licitações. Leia a notícia completa aqui: https://noticias.uol.com.br/eleicoes/2024/10/02/pf-investiga-prefeito-de-manaus-por-corrupcao-apos-ser-citado-em-grampo.htm.