Candidato a prefeito apresentou propostas de desenvolvimento econômico a membros da Associação Comercial do Amazonas - Foto: Thiago Nanine

O candidato a prefeito de Manaus pelo Mobiliza, Wilker Barreto, garantiu implementar o licenciamento integrado como forma de simplificar e agilizar o processo de abertura de empresas na cidade. A proposta de desenvolvimento econômico compõe o eixo central do seu Plano de Governo e foi debatida, na segunda-feira, 23, durante a 7ª Reunião Ordinária da Associação Comercial do Amazonas (ACA).

Na presença de líderes empresariais, Wilker Barreto apontou os fatores contribuintes para o enfraquecimento da economia local, incluindo a falta de eficiência nas ações da atual administração municipal, o que inibe a criação de um ambiente favorável para negócios.

“Quer ver melhorar a receita, presidente? É nós termos uma prefeitura que olhe para a atividade econômica com brilho nos olhos. Quando falo da questão do emprego e renda, que é o carro-chefe do meu plano de governo, é porque eu percebo que hoje a atividade econômica em Manaus retrocedeu”, expôs o candidato.

Com o intuito de solucionar a problemática, a proposta de Wilker prevê a cooperação entre as repartições Visa Manaus, Semmas, Corpo de Bombeiros e Implurb, desburocratizando processos de licenciamento. Para o candidato, a burocracia atual tem enfraquecido a economia, e facilitar a vida dos empreendedores é essencial para a geração de emprego e renda.

“Hoje, passados estes anos, abrir um negócio em Manaus é uma peregrinação. Por isso, eu apresento a proposta do licenciamento integrado, salvo tipo 4 que requer uma atenção especial do poder público municipal. O que não pode é o empresário passar 6 meses ou até mais do que isso, para empreender”, afirmou Wilker Barreto.

Revitalização do Centro de Manaus

Além das dificuldades enfrentadas na abertura de negócios, Wilker apontou a insegurança e a infraestrutura precária do Centro de Manaus, principal reivindicação da associação, como um dos empecilhos para a movimentação da economia. O candidato ressaltou que a falta de segurança tem afastado consumidores e investidores, por isso, propõe uma parceria entre a Guarda Municipal e a Polícia Militar, planejando reforçar a presença da Guarda em pontos estratégicos do Centro e alocar a PM nos bairros.

“O centro hoje, pra mim, é o reflexo maior da falência da prefeitura de propiciar uma cidade para ambiente de negócios. Precisamos mostrar para Manaus que o Centro está seguro: venha consumir que a prefeitura vai garantir sua segurança. É inegável que uma patrulha municipal armada inibe qualquer tipo de iniciativa, mas se precisar da PM nós chamaremos”, explicou o candidato.

Geração de emprego e renda para movimentar a cidade

Wilker Barreto ainda enfatiza que a geração de emprego e renda é a chave para resolver os problemas sociais e econômicos de Manaus. No seu Plano de Governo, ele também propõe a criação do Banco Empreendedor, que oferecerá linhas de crédito exclusivas para micro, pequenas e médias empresas, pretendendo estimular o protagonismo feminino, o desenvolvimento de startups e o fortalecimento da cultura local.