O deputado estadual Wilker Barreto (PSD) pediu, nesta terça-feira (19/5), que o governador Roberto Cidade assuma as negociações com profissionais da saúde que denunciam atrasos salariais no Amazonas. O apelo foi feito durante discurso na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Segundo o parlamentar, o governo estadual precisa apresentar um cronograma para regularizar os pagamentos dos trabalhadores da saúde, principalmente dos profissionais vinculados a empresas terceirizadas.
“Se o governador não trocar a secretária, ele precisa assumir esse papel de chamar as empresas terceirizadas e apresentar um cronograma de pagamentos. O primeiro passo é garantir a normalização dos salários desses profissionais, que hoje estão machucados. Durante a pandemia da Covid-19, eles foram tratados como heróis. Não podemos permitir que agora recebam esse tipo de tratamento”, declarou Wilker Barreto.
Durante o pronunciamento, o deputado também defendeu a exoneração da secretária de Estado de Saúde. Segundo ele, a permanência da gestora no cargo dificulta o diálogo com médicos, enfermeiros e técnicos que cobram o pagamento dos salários atrasados.
“Eu estou falando de médicos, técnicos e enfermeiros. Essa mediação precisa ser assumida pelo governador porque, enquanto a atual secretária permanecer no cargo, não há diálogo possível. Como conversar com uma gestora que deu causa ao problema? Como abrir uma mediação se a própria secretaria é responsável pela crise? Enquanto não ocorrer essa troca, o problema vai continuar. Volto a repetir: a secretária de Saúde precisa ser exonerada. Não é nada pessoal contra a pessoa dela, mas, sim, contra a gestão”, afirmou o deputado.
Wilker Barreto também criticou os investimentos realizados na saúde estadual. Segundo o parlamentar, mesmo com gastos superiores a R$ 4 bilhões no setor, a população ainda enfrenta problemas como atrasos salariais, falta de medicamentos e dificuldades no atendimento, principalmente no interior do Amazonas.
“Se tudo está em atraso, para onde foi o dinheiro? Estou solicitando, ainda esta semana, uma audiência com o governador, ao lado do prefeito Plínio Cruz, de Tabatinga, para tratar da situação da UPA no município, uma pauta que preocupa toda a região do Alto Solimões. As obras de reforma estão paradas e, o pior, enfermeiros, médicos e técnicos estão sem receber”, declarou.
O discurso foi acompanhado por profissionais da saúde e representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde Privada do Amazonas (Sindpriv). Após o pronunciamento, Wilker Barreto conversou com os profissionais da saúde que acompanharam a sessão na Aleam e afirmou que seguirá acompanhando a situação e cobrando providências do governo estadual
O pré-candidato ao Governo do Amazonas e ex-prefeito de Manaus, David Almeida, cumpriu agenda nesta sexta-feira (12), na zona rural da capital, em reunião...
Os animais de estimação também terão espaço garantido na programação junina deste fim de semana do Shopping Manaus ViaNorte, na zona Norte da capital....