Unidade sofre com banheiros interditados, falta de climatização, equipamentos quebrados e tomógrafo parado há mais de seis meses - Foto: Daniel Santos

O deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza) denunciou a situação de abandono e descaso da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itacoatiara, que há anos enfrenta graves problemas de infraestrutura e má gestão. As denúncias chegaram ao parlamentar por meio das redes sociais, acompanhadas de vídeos que revelam as condições precárias da unidade.

Precariedade constatada

A UPA de Itacoatiara já havia sido alvo de investigação do Ministério Público do Amazonas (MP-AM) em 2024, após vistoria que constatou irregularidades como ausência de ambulância, gerador de energia inoperante, equipamentos quebrados, colchões em péssimo estado, banheiros interditados e sem assentos, falta de climatização, falha na acessibilidade e insuficiência de vigilantes. Em janeiro de 2025, a Justiça determinou que o Estado e o Município, por meio da SES-AM, sanassem os problemas em até 30 dias, sob pena de multa e responsabilização dos gestores.

Na tribuna do Legislativa, o deputado apontou que a realidade da unidade segue a mesma, prejudicando o atendimento da população de Itacoatiara, que soma mais de 112 mil habitantes, e de outros cinco municípios da região do Médio Amazonas, que dependem da UPA.

“Vou relatar aqui a situação do abandono da UPA de Itacoatiara. Se Itacoatiara, a segunda maior cidade do Amazonas, que você chega por via terrestre, você não consegue botar para funcionar, imagina como se encontram as unidades mais longínquas. E eu estou falando de uma UPA que já tem históricos de precariedades já diagnosticados por fiscalizações do Ministério Público do Amazonas, em 2024, 2025. Ela não funciona 24 horas, se comporta como se fosse uma UBS”, denunciou.

O parlamentar também criticou a postura da Secretaria de Estado da Saúde diante do descaso. “Uma UPA deste porte num grau total de abandono, como é que a secretária vem para essa Casa, literalmente às escondidas e isso não foi um dos assuntos? Sabe por que que veio escondida? Porque não tem resposta pra isso. Por isso, mensalmente eu vou cobrar a Secretária de Saúde, para que ela saia do ar condicionado, pare de ficar brincando de telemedicina. Vá lá em Itacoatiara botar a UPA para funcionar”, afirmou.

Tomógrafo parado

Além das más condições estruturais, Wilker Barreto também cobrou providências para outro grave problema: o tomógrafo da unidade, parado há mais de seis meses por falta de pagamento de fornecedores.

“Quero também fazer uma cobrança em nome daquele povo, o tomógrafo está parado no Hospital de Itacoatiara. Fornecedor não recebe. Como é que pode num município de 100 mil habitantes, um senhor, uma senhora, uma criança ter que embarcar numa ambulância, pegar 4 horas de estrada para fazer uma tomografia e depois voltar de novo? Isso é um absurdo. Como é que uma Secretaria de Estado da Saúde não bota para funcionar o tomógrafo no Hospital de Itacoatiara. Se isso não for negligência, inoperância e falta de gestão eu não sei o que é”, afirmou.

O parlamentar destacou ainda que a precariedade da UPA de Itacoatiara não atinge apenas os moradores da cidade, mas compromete toda a região do Médio Amazonas, formada por seis municípios que dependem do atendimento da unidade.

“Falo de toda uma região que depende disso, é muito grave. A secretária tem que vir que vir para esta Casa explicar porque o tomógrafo está há mais de 6 meses parado, como a UPA só funciona meio expediente num grau de precariedade absurdo”, completou.

Cobrança

Wilker Barreto garantiu que, como membro da Comissão de Saúde da Aleam, continuará acompanhando o processo judicial e cobrando providências urgentes da SES-AM para garantir condições dignas de atendimento à população.