Vereador questionou orçamento da Semmas e destacou a necessidade de recursos adequados para a secretaria - Foto: Assessoria de comunicação do vereador

Nesta terça-feira (07/11), durante a sessão na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador William Alemão (Cidadania) falou sobre a situação da qualidade do ar na cidade e questionou o orçamento destinado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

Alemão elogiou a postura do titular da Semmas, Antônio Ademir Stroski, mas ressaltou a necessidade de maior atenção para os focos de incêndio em Manaus, que embora não atinjam grandes proporções, são numerosos.

Durante sua fala, o vereador destacou a importância do planejamento e execução de ações ambientais, sublinhando que isso requer investimentos financeiros adequados. Contudo, expressou sua inquietação com o orçamento atual da Semmas.

De acordo com o parlamentar, o percentual de recursos destinados à pasta, em relação ao orçamento consolidado do município, tem sido historicamente baixo. Em 2022, representou 0,24%, subindo para 0,29% em 2023, e com previsão para 2024 de 0,32%.

Comparando esses números com outros setores, Alemão observou que o orçamento da Fundação Dr. Thomas, por exemplo, é superior ao da Semmas. Ele sugeriu a realocação de recursos de áreas como comunicação para fortalecer a pasta ambiental.

O vereador também destacou a ausência de projetos efetivos na área ambiental e reforçou seu comprometimento em contribuir para mudar esse cenário.

Em resposta, o Secretário Stroski informou que está em busca de recursos junto a outras entidades para a Semmas.