O vereador Rodrigo Guedes (Progressistas) encabeçou a votação contrária do PL 456/2024 que estende aos ex-vereadores o direito de usufruir do plano de saúde e odontológico da operadora Geap, que teve convênio firmado com a Câmara Municipal de Manaus (CMM) nos últimos meses. A votação ocorreu na sessão plenária desta segunda-feira, 25/11, na Câmara Municipal.
Atualmente, os servidores da Casa Legislativa contam com a possibilidade de contratarem os planos de saúde da Geap, com 50% do valor pago pelo órgão. Agora, o Projeto de Lei apresentado pela Mesa Diretora permite que os ex-vereadores e seus familiares também contraiam o plano de saúde da operadora, porém pagando o valor integral, a partir de 2025. A operadora Geap oferta planos apenas para servidores públicos e é referência no mercado pelo seu custo benefício, se comprado aos demais planos de saúde.
Desde o início da tramitação do PL, que ocorreu em regime de urgência, Guedes se posicionou contrário ao benefício estendido aos vereadores. Nessa segunda o vereador liderou os votos contrários, mas a proposta foi aprovada com 17 votos favoráveis e nove contrários.
“É uma medida totalmente injusta! Afinal, a operadora atende apenas servidores públicos e a medida favorece apenas os ex-vereadores, excluindo os ex-servidores. Ainda que não tenha custos para a Câmara Municipal, é um privilégio, pois se trata de um plano bom que será oferecido ao ex-parlamentar por um valor menor. Vereador não é profissão ou emprego, é função pública temporária!”, disse.
O vereador Jaildo Oliveira (PV) criticou duramente o sistema Zona Azul, implantado em Manaus, durante sessão na Câmara Municipal. Segundo ele, a lei que...