Foto: Kelvin Dinelli

Com a chegada do período de vazante, a mudança do clima, excesso de calor e novos casos de queimadas na capital, o vereador Rodrigo Guedes (Progressistas) cobrou a Prefeitura de Manaus para que o Plano de Ação Climática seja discutido e apresentado para execução. A cobrança foi feita pelo vereador no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), nessa segunda-feira, 05/08.

Em maio de 2023, a Prefeitura de Manaus anunciou a criação do Comitê Municipal de Mudanças Climáticas de Manaus com o objetivo de estabelecer metas que visem a conservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida da população, porém até o momento, o plano não foi apresentado .

Um ano depois do anúncio, o Titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima, Antônio Stroski chegou a afirmar que Manaus vai correr para finalizar o Plano de Ação Climática. Agora, a cobrança de Guedes é para que a Prefeitura de Manaus cumpra com o prometido e apresente as medidas para contenção de danos no período de seca em Manaus.

“Não podemos permitir que a população viva o mesmo cenário do ano passado, a maior seca de todos os tempos e uma nuvem de fumaça cobrindo a cidade todos os dias! A Prefeitura de Manaus precisa apresentar e discutir o Plano de Ação Climática, o poder público precisa agir, conter o cenário e proteger a população! A fumaça já começou a aparecer em Manaus e não pode se tornar parte da rotina dos manauaras.”, cobrou o vereador.