Com novos episódios de queimadas na capital, o vereador Rodrigo Guedes (Progressistas) cobrou ações conjuntas dos poderes executivos, judiciário e legislativos para combater uma nova crise de fumaça em Manaus.
Nesse fim de semana, Manaus voltou a ficar coberta por fumaça e a qualidade do ar na capital ja é considerada “muito ruim” de acordo com o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva). Os órgãos de controle como Defesa Civil e Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) registraram vários pontos de queimada na capital e no interior do Estado.
Durante a sessão plenária dessa segunda-feira, 12/08, Rodrigo Guedes cobrou que o Governo Federal, Estadual e as Prefeituras realizem uma força tarefa para impedir que novos episódios de queimadas e que uma nova crise de fumaça aconteça na capital, como ocorreu em 2023.
“Manaus está sendo coberta por fumaça, mas uma vez. Nossa ar já está insalubre e esse problema não é somente de um ente federativo, todos os poderes precisam aprovar e executar medidas para que novos focos de queimadas não ocorram. Manaus não pode mais passar por isso, precisamos proteger nossas crianças e idosos, o manauara quer respirar e precisa de um de qualidade”, declarou.