Grupo de motociclistas tem realizado “passeios” irregulares na cidade com poluição sonora e caos no trânsito - Foto: Mauro Pereira / CMM

O vereador Raiff Matos (DC) cobrou em plenário, na manhã desta segunda-feira (06/11) a fiscalização do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) contra os chamados “rolezinhos” que vem acontecendo de forma rotineira na cidade de Manaus.

No último feriado de Finados, no dia 2 de novembro, viralizou um “rolezinho” nas zonas Norte e Leste da cidade, com centenas de motociclistas, muitos sem capacete, andando na contramão e fazendo muito barulho.

“Praticamente em todo o fim de semana está acontecendo uma grande balbúrdia até altas horas da madrugada incomodando as famílias e tirando seu direito ao sossego. O IMMU e a Semseg podem e devem fazer a fiscalização para coibir esse crime em Manaus”, afirmou o vereador.

Raiff lembrou que a Lei nº 14.599, de 19 de junho de 2023, amplia a competência para a fiscalização dos agentes municipais do IMMU. A nova norma definiu algumas mudanças com o intuito de aumentar as fiscalizações realizadas pelos órgãos responsáveis pela segurança viária. Agora, os agentes têm autoridade para abordar os motoristas, solicitando a CNH, o documento do veículo e realizando o teste de alcoolemia (bafômetro).

O vereador Raiff Matos citou os ofícios de nº 74 e de nº 75 que foram encaminhados de seu gabinete solicitando fiscalização conjunta com a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg). “Nossa luta vai continuar para que o Executivo amplie as fiscalizações e garanta os direitos das famílias e dos cidadãos de bem”, afirmou o vereador.