Tempestade atingindo uma região de campo no interior do Rio Grande do Sul - Foto: Istock

Após uma tempestade atingir a região Sul do país, aproximadamente 100 árvores foram arrancadas com a força do vento no Paraná. Nesta sexta-feira, 2, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempestades das 12h às 22h para 291 cidades do estado.

Na última quinta-feira, 1, um temporal também previsto pelo Inmet atingiu o Paraná e causou estragos, deixando casas destelhadas e sem energia elétrica em boa parte do estado. Entre as cidades mais atingidas, estão Telêmaco Borba, Rio Azul e Paulo Frontin.

Em Paulo Frontin, sul do Paraná, um temporal iniciou por volta das 17h45, com rajadas de vento estimadas em 70 km/h e acumulado de chuva de até 60 mm, de acordo com o Simepar. O evento resultou na queda de mais de 100 árvores e no destelhamento de 15 casas. A Defesa Civil municipal não registrou feridos, desalojados ou desabrigados.

Segundo o Inmet, o alerta também se estende a parte de Santa Catarina e a previsão é de que a chuva possa acumular até 50 mm/dia, com ventos que podem chegar a 60 km/h, e com a possibilidade de queda de granizo.

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o mês de fevereiro indica tendência de chuva abaixo da média em parte da Região Norte e em áreas da Região Sul e dos estados de Mato Grosso e Goiás.

Cidades como Telêmaco Borba e Rio Azul também foram impactadas e ficaram em estado de alerta após o temporal.

*Com informações de Terra