
Usuários da plataforma de jogos Roblox se organizaram para protestar virtualmente usando “cartazes” dentro do jogo para manifestar indignação após a retirada do chat por voz para menores de 9 anos. As novas diretrizes de segurança visam proteger crianças e adolescentes do contato com adultos pela internet.
A decisão entrou em vigor na terça-feira, 14, e nesta quarta, 15, usuários mostraram indignação. No jogo, o caos foi instaurado: centenas usaram “cartazes virtuais”, em que é possível escrever frase personalizadas, para exigir o recurso de volta.
Como a plataforma é usada majoritariamente por crianças, muitas das frases usadas para protestar tinham erros gramaticais, e logo as capturas de tela do jogo viralizaram nas redes sociais.
Em nota ao Terra, o Roblox informou que está ciente das reclamações, mas que as mudanças foram feitas para proteger principalmente usuários mais jovens. Leia a seguir:
“Estamos cientes das recentes manifestações na plataforma sobre nosso processo de verificação de idade para acessar o chat na Roblox. Essas mudanças foram projetadas para ajudar a proteger nossos usuários, especialmente os mais jovens. Estamos exigindo que todos passem por uma verificação de idade para usar nossos recursos de chat, a fim de ajudar a manter a Roblox a mais segura possível para a imaginação, diversão e criatividade.
Condenamos as ameaças feitas contra qualquer pessoa online e incentivamos nossa comunidade a tratar todos com respeito, tanto dentro quanto fora da Roblox. Conforme consta em nossas Regras da Comunidade, não permitimos conteúdo que ameace outros com danos no mundo real ou online, incluindo incitação à violência.
Entendemos que a comunicação é uma parte fundamental da experiência na Roblox e acreditamos que essas medidas são importantes para a segurança de nossa comunidade a longo prazo. Continuamos comprometidos com um diálogo contínuo com especialistas e pais, enquanto trabalhamos para continuar a liderar a inovação em segurança online”.
O que mudou no Roblox?
Com a mudança no Roblox, o chat de voz ficou bloqueado para menores de 9 anos, sob exigência de confirmação da identidade ou autorização dos pais. A decisão foi tomada globalmente após repercussão negativa e debates globais sobre segurança infantil na plataforma.
e a minha irmazinha que virou presa política no roblox https://t.co/A37t0hNd8b pic.twitter.com/5dp7QX6psN
— bruna petit gatinha (@laurenutts) January 14, 2026












