Foto: Divulgação / Semsa

A Prefeitura de Manaus informa que as Unidades Móveis de Saúde da Mulher passam a atender as usuárias das zonas Norte e Sul da capital em novos endereços, respectivamente nos bairros Cidade Nova e Santa Luzia, a partir da segunda-feira (10).

As demais estruturas do serviço, gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), mantêm os atendimentos em suas bases atuais, ao longo da próxima semana, nos bairros Santo Antônio, na zona Oeste; São José Operário, na zona Leste; e Tarumã-Mirim, na zona rural.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, aponta que o serviço móvel da Semsa faz parte das estratégias da gestão municipal para facilitar o acesso das usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) à assistência básica e para ampliar a cobertura da Atenção Primária no município.

“Além dos serviços básicos, essas unidades ofertam procedimentos como mamografias, exames preventivos e ultrassons, sem regulação, para que mais mulheres recebam o acompanhamento adequado na prevenção do câncer de mama e de colo do útero”, enfatiza Shádia, ressaltando que esses dois tumores malignos são os mais incidentes entre a população feminina no Norte do país.

Segundo a secretária, o serviço móvel municipal tem impacto positivo na prevenção e promoção da saúde das mulheres, em especial para moradoras de regiões de vulnerabilidade social e vazios assistenciais. “As estruturas chegam a locais mais distantes das unidades fixas da rede básica, alcançando justamente aquelas mulheres que têm maiores dificuldades para acesso aos serviços de assistência”.

Conforme Shádia, o serviço hoje conta com cinco estruturas, cada uma dispondo de equipe de saúde, farmácia e parque de imagem, incluindo mamógrafos e aparelhos de ultrassom. “Iniciamos o projeto há um ano e meio, com três unidades, para atender as zonas mais populosas, Norte, Leste e Oeste, e há quase um ano começamos a atender as zonas Sul e rural, alcançando assim todo o município”, comemora.

As unidades móveis, de acordo com Shádia, atendem exclusivamente a população feminina, funcionando de segunda a sexta-feira, em dias úteis, inclusive pontos facultativos da administração municipal, das 7h às 17h. “O atendimento ocorre por ordem de chegada das usuárias, que devem apresentar o documento oficial de identidade e cartão do SUS para acesso aos serviços”, orienta a secretária.

As estruturas móveis ofertam consultas médicas e de enfermagem, mamografia, ultrassonografia, exame preventivo do câncer do colo do útero, consulta inicial do pré-natal, vacinação, testes rápidos para gravidez e para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C, e dispensação de medicamentos da farmácia básica.

Endereços das Unidades Móveis de Saúde da Mulher

Zona Norte
Avenida Guaranás, 75, próximo ao lanche Changa – Cidade Nova
10 a 21/2

Zona Sul
Rua Guanabara, s/nº, praça Guanabara, em frente à escola municipal José Tavares de Macedo – Santa Luzia
10 a 28/2

Zona Leste
Rua Barreirinha, s/nº, em frente ao Centro de Convivência da Família e do Idoso Prefeito José Fernandes – São José Operário
3 a 14/2

Zona Oeste
Rua Padre Francisco, 350, ao lado da Igreja de Santo Antônio Arquidiocese de Manaus – Santo Antônio
20/1 a 14/2

Zona Rural
USF Rural Pau-Rosa, ramal do Pau-Rosa, s/nº, entrada do Km 21, assentamento Tarumã-Mirim
3 a 14/2

Com informações da Semsa