Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky - Foto: Reprodução / ONU
Ucrânia e Rússia trocaram acusações de violar a trégua de Páscoa anunciada unilateralmente pelo presidente Vladimir Putin.
O suposto cessar-fogo entrou em vigor ao meio-dia (horário de Brasília) do último sábado (19) e termina às 18h deste domingo (20), mas tanto Kiev quanto Moscou dizem que o outro lado não respeitou a paralisação do conflito.
Segundo o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, a Rússia realizou pelo menos “387 bombardeios e 19 ataques” desde o começo da trégua de Páscoa. “Os russos utilizaram drones 290 vezes”, disse o chefe de Estado.
“Podemos dizer que o exército russo está tentando criar uma impressão geral de cessar-fogo, mas não abandona as tentativas individuais de avançar e infligir perdas à Ucrânia em alguns lugares”, destacou Zelensky.
Há o registro de pelo menos um morto – um homem de 58 anos – em um ataque com drones em Kherson, província situada no sul do país e parcialmente ocupada por Moscou.
“Na realidade, ou Putin não tem o pleno controle de seu exército, ou então a situação demonstra que a Rússia não mira um verdadeiro movimento para colocar fim à guerra e precisa apenas de relações públicas profícuas na imprensa”, destacou Zelensky.
Já o Ministério da Defesa da Rússia acusou a Ucrânia de ignorar a trégua pascal e de lançar ofensivas nos povoados de Sukhaya Balka e Bogatyr, na região de Donetsk, também parcialmente controlada pelos russos. Segundo comunicado, os ataques foram “reprimidos”.
“Kiev tentou esquecer o cessar-fogo de 30 dias nas infraestruturas energéticas e agora a trégua de 30 horas”, disse o diplomata russo Rodion Miroshnik, responsável por monitorar os supostos “crimes” da Ucrânia na guerra.
Zelensky já concordou com um cessar-fogo total de 30 dias proposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mas a oferta foi rejeitada pela Rússia, que colocou como condição para paralisar o conflito por um mês o fim das ajudas militares ocidentais a Kiev.
Recentemente, os dois países fizeram um mês de trégua nos ataques contra infraestruturas energéticas, período que terminou na semana passada.
Com forte atuação em áreas como saúde, inclusão, educação, direitos das mulheres, crianças e LGBTQIAPN+, a deputada estadual Mayra Dias (Avante) alcançou a importante...
O Governo Federal lançou nesta quinta-feira (17) o Sistema de Cadastro Nacional de Animais Domésticos (SinPatinhas). A plataforma tem o objetivo de criar um...