Javier Milei em seu discurso em Davos (Foto: Fabrice Coffrini / AFP)
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, receberá alguns líderes da América Latina em uma cúpula em Miami em 7 de março. O Brasil não está na lista.
Segundo a AFP, citando um funcionário da Casa Branca, os países confirmados são Argentina, Paraguai, Bolívia, El Salvador, Equador e Honduras. Alguns dos convidados, incluindo o presidente argentino, Javier Milei, e o salvadorenho, Nayib Bukele, são aliados declarados de Trump.
De acordo com uma reportagem da imprensa argentina, o encontro visa conter os avanços da China, um importante parceiro comercial latino-americano.
Em seu segundo mandato, Trump tem buscado reafirmar sua dominância nas Américas, enquanto trava uma disputa comercial com Pequim, a segunda maior economia do mundo, por meio de tarifas.
O mandatário de Washington, que capturou o ex-presidente venezuelano Nicolás Maduro em 3 de janeiro, descreveu a operação, que contou com bombardeios em Caracas, como “uma atualização da Doutrina Monroe”, a declaração de 1823 do presidente James Monroe, a qual afirmava que o continente americano não aceitaria a criação de novas colônias locais pelos europeus, ao mesmo tempo em que aumentou a influência dos EUA na região.
A Câmara Municipal de Manaus aprovou, nesta quarta-feira, em primeira discussão, o Projeto de Lei nº 120/2025, de autoria do vereador Raiff Matos (PL),...
A Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet) realiza, na sexta-feira (13/02), o agendamento presencial para o Castramóvel durante a ação Governo Presente, no...