O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump - Foto: Anna Moneymaker / GettyImages

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, falou, nesta segunda-feira, 3, sobre a possibilidade de Nova York eleger Zohran Mamdani, candidato democrata favorito nas pesquisas. Em entrevista à CBS News, o republicano chamou Mamdani de “comunista”, disse que teria dificuldade em enviar dinheiro para Nova York, caso sua eleição se concretize, e ainda que é mais bonito que o democrata.

“Eu acho que eu sou muito mais bonito do que ele, né?”, disse Trump ao jornalista que comentou as comparações feitas entre os dois políticos. Mamdani, de 34 anos, se apresenta como socialista, mas o presidente disse que ele seria “muito pior que um socialista”.

“Será difícil para mim, como presidente, destinar muito dinheiro a Nova York. Por que, se você tem um comunista governando Nova York, tudo o que você está fazendo é desperdiçar o dinheiro que está enviando para lá”, disse Trump, ameaçando não enviar verbas federais à cidade.

Há cerca de três semanas, Mamdani descartou a possibilidade de Nova York ser prejudicada com menos verbas. “Continuaremos recebendo verbas do governo federal, e não é por generosidade do presidente Trump. É porque é lei”, disse ele aos jornalistas.

Quem é Zohran Mamdani?

Até poucos meses atrás, Zohran Mamdani era uma figura relativamente desconhecida. Poucos poderiam prever sua ascensão — de artista de hip-hop e conselheiro habitacional a deputado estadual de Nova York e favorito para comandar a principal cidade dos Estados Unidos. Nascido em Kampala, capital de Uganda, Mamdani se mudou para Nova York com sua família aos 7 anos. Os pais têm origem indiana.

Ele foi eleito deputado estadual em 2021 pelo bairro de Astoria, no Queens, e se conectou com os eleitores da era das mídias sociais. Segundo a BBC, sua identidade como imigrante, sem remorso por suas crenças e fé como muçulmano, tem sido considerada um ponto positivo para aqueles que viram nele suas próprias experiências.

*Com informações de Terra