Iniciativa faz parte do Movimento ARA, lançado em 2023 pela Azul Linhas aéreas - Foto: Divulgação / VINCI Airports
O Terminal de Cargas do Manaus Airport, que integra a rede VINCI Airports, sediou uma capacitação voltada a empresas, microempreendedores, cooperativas e pequenos negócios da região amazônica que fazem parte do Movimento ARA, projeto da Azul Linhas Aéreas. O objetivo da capacitação é fomentar a sociobioeconomia amazônica e impulsionar a cadeia logística na região. A iniciativa conta também com a parceria das empresas Kuehne+Nagel, e Assobio.
O Movimento ARA – Todas as Amazônias sob o Mesmo Céu Azul foi lançado em 2023 pela Azul para estimular o comércio aéreo de mercadorias por empresas dos estados amazônicos, promovendo negócios que contribuam para a manutenção da floresta em pé e o fomento à sociobioeconomia local. Desde a criação do movimento, toneladas de alimentos e artesanato são transportadas, e microempreendedores tiveram a oportunidade de apresentar produtos em feiras internacionais.
“A parceria com a VINCI Airports reforça o compromisso da Azul em conectar a Amazônia ao mundo, valorizando o trabalho de microempreendedores e cooperativas que mantêm viva a sociobioeconomia da região. Essa iniciativa no Manaus Airport é um exemplo concreto de como a união entre empresas com propósito pode gerar impacto positivo, ampliando oportunidades de negócios sustentáveis e fortalecendo comunidades. Estamos orgulhosos de caminhar com a VINCI nessa jornada de desenvolvimento e inclusão responsáveis”, afirma Filipe Alvarez, Gerente Executivo de Sustentabilidade, Governança e Disciplina de Gestão da Azul.
O Projeto reforça o compromisso social do Manaus Airport, ao apoiar microempreendedores, cooperativas e pequenos negócios da região amazônica. A iniciativa promove a inclusão econômica, oferece capacitação profissional e amplia oportunidades de visibilidade e acesso a mercados, fortalecendo a sociobioeconomia local e contribuindo para o desenvolvimento das comunidades onde o aeroporto atua.
Durante o treinamento, o grupo de 25 participantes fará uma visita guiada por todo o terminal de cargas, conhecendo as operações de exportação e importação, receberão informações sobre armazenamento, fiscalização aduaneira, embalagens de transporte, custos logísticos, estratégias de marketing e fidelização de clientes.
Terceiro maior da modalidade no país, o TECA do Aeroporto de Manaus movimentou cerca de 140 mil toneladas de produtos só no ano passado, operacionalizados para vários segmentos da economia, incluindo importações e exportações. Por mês, o aeroporto recebe cerca de 170 voos cargueiros por mês, vindos de várias partes do mundo.
Desde que assumiu a gestão do aeroporto, a Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, tem atuado no fomento do desenvolvimento do transporte aéreo de cargas na região, participando de discussões e iniciativas que promovem a economia local, além de investir em melhorias no setor de cargas, com foco em segurança e eficiência.
O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador David Reis (Avante), fez um pronunciamento durante a 87ª Sessão Ordinária desta segunda-feira (6 de...
O prefeito de Manaus, David Almeida, acompanhou, nesta segunda-feira, 6/10, a retirada do lixo acumulado na ecobarreira instalada no passeio do Mindu, na zona...