A modelo internacional Tarcia Ciarlini, de 32 anos, foi coroada na madrugada nesta semana, como Miss Universe Amazonas 2026, em uma final marcada por fortes candidatas e grande mobilização do público e da coordenação estadual. Representando as Ilhas Anavilhanas, do município de Novo Airão, Tarcia conquistou o título diante de outras 14 concorrentes, em uma noite que celebrou talento, propósito e a diversidade da beleza amazonense no Salão Rio Solimões, anexo ao Centro Cultural Palácio Rio Negro.
A vitória, porém, é apenas o começo. Tarcia iniciou oficialmente sua jornada de preparação para o Miss Universe Brasil 2026, previsto para o próximo ano, em data a ser anunciada. O caminho até o nacional exige uma rotina intensa de aprimoramento técnico, físico e emocional, uma maratona para a qual ela diz estar pronta.
“Estou extremamente feliz e preparada para viver esse novo capítulo. O Amazonas sempre foi a minha força, minha raiz e meu propósito. Agora, meu foco é evoluir em todas as áreas para representar nosso estado com excelência”, afirma a Miss.
A nova representante do Amazonas
Natural de Manaus, onde vive atualmente, dividindo sua agenda com São Paulo, Tarcia iniciou a carreira de modelo aos 10 anos e estreou internacionalmente aos 14, quando se mudou para Paris. É trilíngue (inglês, espanhol e português) e reúne em seu portfólio campanhas para marcas como Renner, Natura, Bradesco e L’Oréal.
Formada em Preparação Artística e Técnica para Televisão, a Miss também é mãe e se dedica às causas sociais. Seu propósito inclui o apoio a mulheres em situações adversas, o acolhimento de crianças especiais e o fortalecimento da força feminina no Amazonas. Atualmente, participa de ações do Abrigo Moacyr Alves e planeja ampliar projetos voltados às histórias e desafios de mães da região.
De personalidade espiritualizada, Tarcia afirma ser conectada à natureza. “Sou apaixonada pelo verde, cachoeiras, mata e animais. Sempre que posso faço retiros holísticos. Acredito na importância de cultivar boas energias, evolução emocional e crescimento espiritual”, conta. Com bom humor, ela revela também uma curiosidade afetiva: “Eu amo bichos de pelúcia.”
Maratona de preparação para o Miss Universe Brasil 2026
A coordenação estadual afirma que Tarcia já estava em preparação desde a pré-seleção e agora intensificará os treinamentos. O cronograma envolve oratória e comunicação, desenvoltura de palco e passarela, além de treinamento físico, cuidados com saúde e pele, autoconhecimento e desenvolvimento emocional.
A coordenadora do Miss Universe Amazonas, Joana Nobre, destaca o potencial da nova representante. “Tarcia reúne experiência internacional, disciplina e propósito, essenciais para representar o Amazonas em um dos maiores palcos de beleza do mundo. Agora iniciamos uma preparação estratégica para levá-la ao patamar nacional. A jornada para o Miss Universe Brasil já começou, e estamos comprometidos em preparar uma candidata completa”, declara.
O calendário de compromissos ainda está em fase de ajustes, incluindo viagens, imersões e treinamentos intensivos.
A noite da coroação
A final contou com abertura artística, apresentação oficial das candidatas, desfile de traje de banho e gala, além da entrevista exclusiva da vencedora. A coroa foi entregue por Roci Pankov, Miss Universe Amazonas 2025 e Universal Woman Brasil 2025.
O pódio ficou assim:
2º lugar: Naiely Matos – Miss Universe Boca do Acre 3º lugar: Vittoria Leite – Miss Universe Maués
O certame reuniu representantes de diversas regiões do estado, incluindo Barreirinha, Boca do Acre, Fonte Boa, Humaitá, Itacoatiara, Itapiranga, Maués, Manaus, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Tabatinga e Tefé.
O Projeto Inova Amazônia chegou à cidade de Manaus no início de novembro com uma proposta transformadora: capacitar cerca de dois mil jovens estudantes...