Foto: Suframa

A Suframa tem intensificado as ações voltadas para atração de novos investimentos na Zona Franca de Manaus (ZFM), com a presença em grandes eventos como a Eletrolar Show 2024, que ocorre no período de 15 a 18 deste mês no Transamérica Expo Center, em São Paulo. O objetivo principal é por em prática o Plano de Prospecção de Novos Negócios da Autarquia, além de mostrar as vantagens e as oportunidades oferecidas pelo modelo socioeconômico em prol do desenvolvimento da região.

Nos últimos 14 meses, a Suframa contabilizou várias participações em feiras, fóruns, exposições e outros, com a finalidade de trazer mais empresas e criar empregos e oportunidades para a população da Amazônia Ocidental e Amapá. Sob direção da Superintendência-Adjunta Executiva (SAE/Suframa), as ações foram postas em prática pela Coordenação-Geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais (Cogin), e foram destacadas nesta quarta-feira (10) pelo superintendente da autarquia, Bosco Saraiva.

“Ao longo dos últimos meses, nossos técnicos têm conseguido atrair novos investimentos, realizar a prospecção ativa in loco, na tentativa de atingir o nosso público-alvo de investidores em potencial para a nossa área de atuação. É um esforço redobrado que fazemos, por meio de iniciativas que visam ao crescimento da economia na nossa região”, sintetizou o superintendente.

Ainda no primeiro semestre de 2023, a Suframa participou pela primeira vez, em São Paulo, da “Feira Hospitalar”, que chegou à 28ª edição e é considerada a mais importante da América Latina na área da saúde. O objetivo foi atrair empresas fabricantes de equipamentos de alta tecnologia para que possam compor a cadeia de um polo de saúde no Polo Industrial de Manaus (PIM).

A primeira presença da Suframa na Eletrolar Show ocorreu no início de julho de 2023, na capital paulista, quando a Autarquia contou com um estande próprio para explicar o funcionamento dos incentivos fiscais da ZFM e também buscar se reunir com potenciais novos investidores para a região. Na ocasião, a Suframa ministrou a palestra intitulada “O papel da Zona Franca de Manaus na neoindustrialização: tecnologia e inovação no polo eletroeletrônico”.

Também em São Paulo, a Zona Franca de Manaus foi apresentada aos participantes do congresso “Intersolar South America”, considerado o maior evento solar da América Latina, ocorrido entre os dias 29 e 31 de agosto. A Suframa contabilizou ao longo de três dias de atividades mais de 90 contatos com investidores nacionais e estrangeiros (oriundos de países como Canadá e China, entre outros) e entidades representativas de empreendimentos do ramo de energia.

Como resultado da Feira Hospitalar 2023, no mês de agosto a Suframa e a Associação Brasileira da Indústria de Tecnologia para Saúde (Abimed) realizaram o Webinar intitulado “Política de Incentivos Fiscais da Zona Franca de Manaus à Indústria de Produtos da Saúde”, no marco do programa institucional Saber Abimed. O evento online contou com apresentações como “Zona Franca de Manaus: Benefícios Fiscais para a Indústria de Tecnologia de Produtos da Saúde”, e “O Processo de Implantação de Indústrias na Zona Franca de Manaus”.

China

Em 9 de setembro, a Autarquia participou do 1° Seminário para a Cooperação Econômica e Comercial entre as Províncias Chinesas e Estados Brasileiros, como parte das atividades da 23° edição da Feira Internacional de Investimento e Comércio da China (CIFIT 2023).

Na ocasião, o coordenador-geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, da Suframa, Arthur de Freitas Lisboa, apresentou os marcos regulatórios de incentivos extrafiscais administrados pela Autarquia, destacando os atrativos da região para investidores chineses, como a segurança jurídica, a sustentabilidade do projeto Zona Franca de Manaus, os principais segmentos de indústria e os indicadores socioeconômicos do Polo Industrial de Manaus (PIM), além de destacar as potencialidades dos Estados da Amazônia Ocidental e das Áreas de Livre Comércio administradas pela Suframa.

O Brasil foi um dos três países homenageados nesta edição da CIFIT, ao contar com um pavilhão ofertado pela organização do evento e administrado pela ApexBrasil.

Durante os quatro dias de evento, além dos atendimentos realizados com potenciais investidores no pavilhão brasileiro, a Suframa ministrou palestra durante o 1° Seminário de Cooperação Econômica

FesPIM

No mês de novembro do ano passado, em meio a discursos em defesa da ZFM e dos benefícios que ela fornece para a Amazônia e o mundo – no dia em que a Comissão de Constituição e Justiça do Senado votou e aprovou o texto principal da Reforma Tributária -, a Suframa participou da 2ª edição da Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (FesPIM). O evento reuniu várias personalidades da indústria, política e até do meio artístico, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, na capital federal, com o objetivo de promover a sustentabilidade na região amazônica, alinhada à tecnologia.

Como um dos anfitriões da feira, a Suframa deu as boas-vindas aos visitantes e destacou a realização da FesPIM na capital federal, como instrumento de defesa e, principalmente, de propagação do desenvolvimento econômico e conservação ambiental da Amazônia.

2024

Este ano, a Suframa já esteve na edição 2024 da Feira Hospitalar, realizada no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center em São Paulo, onde totalizou 80 reuniões, além de poder reforçar temas importantes como a manutenção das vantagens fiscais da ZFM na reforma tributária.

Na mesma esteira da área de saúde, a Autarquia se fez presente na 28ª feira FCE Pharma, realizada no início de junho, no São Paulo Expo. A participação da Suframa no evento foi resultado do convite da Concessionária dos Aeroportos da Amazônia S.A., detentora da concessão dos aeroportos de Manaus, Porto Velho, Rio Branco, Boa Vista, Cruzeiro do Sul, Tabatinga e Tefé.

Com informações da Suframa