A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult), deu início, nesta segunda-feira, 11/8, à montagem da estrutura que vai transformar o centro histórico em um grande palco a céu aberto. O destaque do dia foi o palco Alfândega, um dos cenários mais aguardados do festival, que já começa a tomar forma para receber milhares de visitantes.
Com 63 mil metros quadrados de ocupação urbana, 17 palcos distribuídos entre ruas, praças e espaços históricos, mais de 3.000 artistas envolvidos, sendo 2.000 regionais e 20 atrações nacionais já confirmadas. O “#SouManaus Passo a Paço 2025” promete ser a maior edição de todos os tempos e reafirma seu posto como o maior festival gratuito de artes integradas do Brasil. A programação deste ano vai abranger música, dança, moda, gastronomia, cultura urbana e economia criativa, com expectativa de gerar mais de 15 mil empregos diretos e indiretos.
O diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato, destacou o trabalho integrado das equipes para entregar uma experiência inesquecível.
“A ManausCult está atuando em todas as suas frentes: cultura, turismo, eventos e área administrativa para entregar um evento de grande porte, que valorize a nossa identidade e mostre Manaus para o mundo. Estamos preparando o centro histórico para ser um espaço vibrante, seguro e acolhedor, onde a população e os visitantes poderão viver a arte na sua forma mais inclusiva e amazônica”, ressaltou.
Programação
Embora os dias principais sejam 5, 6 e 7 de setembro, a programação começa já no dia 2, com atrações especiais de cultura urbana, gastronomia e moda indígena.
No dia 4, das 9h às 14h, ocorre a “Aula-Show Gastronômica”, reunindo chefs e empreendedores para apresentações ao vivo. Ainda no dia 4, à noite, o público poderá prestigiar um desfile dedicado à moda indígena, valorizando talentos e tradições da região.
Durante o evento principal, seis palcos receberão grandes apresentações: Mangueirão, Coreto, Alfândega, Malcher, Espaço Cultura Urbana e Espaço Moda. Além disso, outros 11 palcos alternativos estarão espalhados pelo centro histórico, abrindo espaço para artistas independentes e transformando o coração da cidade em um grande corredor cultural.
Corrida
Entre as novidades desta edição está a corrida “#SouManaus Passo a Paço”, que será realizada na manhã do dia 5 de setembro, feriado do Dia da Elevação do Amazonas à Categoria de Província. O percurso passará pelos principais pontos do evento, reunindo aproximadamente 3.000 atletas e entusiastas do esporte.
