Rua em homenagem a Sócrates na Vila Olímpica das Olimpíadas de Paris 2024 (Foto: Lorena Dillon)
No coração da Vila Olímpica, a inauguração da rua Doutor Sócrates hoje (30), acabou se transformando num ato de defesa da democracia, num momento que tanto o Brasil como a França identificam um avanço da extrema-direita. “Precisamos mais do que nunca combater a ameaça que paira sobre nós”, afirmou Raí.
O ato nesta manhã contou com políticos franceses e brasileiros, além de representantes do MST, artistas, familiares do ex-jogador do Corinthians e intelectuais. O evento ainda foi marcado por discursos cobrando atletas do presente a se posicionar pela defesa de valores como a democracia.
O prefeito da cidade de Saint-Ouen, nas proximidades de Paris e onde fica situada a Vila Olímpica, fez uma dura crítica ao brasileiro Neymar, que defendeu o principal clube de Paris e ainda é assunto por aqui.
“Precisamos fazer escolhas. Ou é Sócrates ou é Neymar. Ou é a democracia ou é a ditadura. Ou é amor ou é ódio”, disse Karim Bouamrane, prefeito de Saint-Oues.
E completou: “Sócrates era o capital da seleção. Mas levava os valores da democracia e da liberdade”. Ele destacou o momento da inauguração da rua. Karim Bouamrane conta que morava justamente na região que ganhará o novo nome, em sua infância. “Eram casas insalubres há 49 anos. Pareciam favelas”, contou.
“As ideias de democracia e justiça estão sendo eternizadas com este ato”, afirmou Raí, irmão de Sócrates e ídolo em Paris. “Há 40 anos, ele afirmou que não deixaria o Brasil se houvesse eleições diretas. Hoje, suas ideias vão muito além do Brasil. O mundo está em perigo e mais do que nunca precisamos de suas ideias”.
“Precisamos de um novo Anhangabaú”, completou, numa referência ao movimento das Diretas Já, nos anos 80.
Amélie Oudéa-Castéra, ministra dos Esportes da França, lembrou que a rua será uma das principais artérias da Vila Olímpica e que o local será transformado, em parte, em residências populares para uma cidade com sérios desafios sociais.
Para ela, “batizar de Sócrates uma rua simboliza a vontade de inclusão e uma forma de difundir esses valores”.
Cobrança aos atletas
Representando o governo Lula, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, também destacou o simbolismo da inauguração. “Sócrates foi um dos maiores jogadores que tivemos. Mas o nome dele é de grande importância neste momento”, disse, lembrando do impacto da visita de Emmanuel Macron ao Brasil. “Ter o Sócrates com o lema das Revolução Francesa é uma bela imagem de como precisamos estar juntos”, disse.
Freixo ainda mandou um recado aos demais jogadores: “O que esperamos de um atleta brasileiro é um compromisso com um mundo melhor. O que queremos de um atleta do brasileiro é alguém sempre compromisso com a democracia”, disse.
Raí adotou o mesmo tempo. “É necessário que atletas se posicionem”, disse. “Tomara que esta rua os inspire”, completou.
Nesta terça-feira (8), o deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza) denunciou a situação do ramal que dá acesso à Fazenda da Esperança, comunidade terapêutica localizada...
Os microplásticos se propagaram pelos principais rios da Europa, segundo 14 estudos publicados simultaneamente na revista "Environmental Science and Pollution Research".
"A poluição está presente...