Durante o mês de setembro acontece a campanha “Setembro Verde”, que tem como objetivo a promoção da inclusão social das pessoas com deficiência. O novo mês do ano foi escolhido porque no dia 21 de setembro é comemorado o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência.
Com o intuito de facilitar a inclusão das pessoas com deficiência, os parlamentares da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) apresentam materiais que beneficiam essa parcela da população.
Em benefício às pessoas com nanismo, o presidente do Poder Legislativo, o deputado estadual Roberto Cidade e a deputada estadual Joana Darc, ambos do partido União Brasil, são autores da Lei Ordinária nº 6.327, de 27 de julho de 2023, que estabelece diretrizes à instituição da Política Estadual de Inclusão Social de Pessoas com Nanismo.
O objetivo da Legislação é proporcionar melhor qualidade de vida dessas pessoas, por meio do desenvolvimento de campanhas educativas contra o preconceito às pessoas com nanismo, além de propiciar melhor atendimento nas unidades de saúde e desenvolvimento de equipamentos urbanos mais adequados ao uso por pessoas com nanismo.
“Quando não é acessível, qualquer deficiência se torna mais séria e multiplicam-se os danos econômicos e morais, além dos sociais, que afligem a pessoa com deficiência, então nosso anseio é colaborar para que essa parcela da população tenha políticas inclusivas”, justificou o deputado presidente.
Com a finalidade de promover a inclusão social, por meio do esporte, e disseminar informações sobre o futebol de amputados como modalidade esportiva, a deputada Débora Menezes (PL) apresentou o PL nº 1.078/2023, que propõe a criação da “Semana do Futebol dos Amputados”, que deve ser comemorada anualmente no dia 26 de agosto.
“A proposta é não apenas fomentar o esporte adaptado, mas também promover a inclusão social e o regaste social, além do reconhecimento dos atletas e profissionais envolvidos nessa modalidade esportiva”, explicou a parlamentar.
Para promover a inclusão no esporte, a Lei Ordinária nº 6.405, de 18 de setembro de 2023, de autoria da deputada estadual Joana Darc, dispõe sobre a inclusão nas “Corridas de Rua” das categorias específicas para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
Como presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Rodrigo Guedes (Progressistas) se...
O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) promoverá, na próxima sexta-feira (13), o seminário internacional “A Importância da Ouvidoria na Proteção do Meio Ambiente:...