Um dos mais respeitados especialistas em Segurança Pública do país, Ricardo Balestreri, está entre os palestrantes do seminário na UEA - Foto: SSP Goiás

Os principais desafios e soluções para a segurança pública na Amazônia estarão em debate no I Seminário Nacional de Segurança Pública, que será realizado na próxima terça-feira (24), das 8h30 às 12h20, no auditório da Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), localizado na Av. Djalma Batista. O evento é gratuito e aberto ao público.

O objetivo do encontro é coletar propostas e promover um amplo debate com autoridades, comunidade acadêmica e gestores para formular políticas de segurança pública para o Brasil, começando pela região amazônica.

A iniciativa é do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB Nacional), por meio da Comissão Nacional de Segurança Pública, em parceria institucional com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), envolvendo seus programas acadêmicos e institucionais voltados à área da segurança pública.

O seminário contará com a presença da presidente nacional do IAB, Rita Cortez, acompanhada do assessor especial, Jorge Folena, do reitor da UEA, André Zoghaib, além de autoridades, especialistas e representantes de instituições estratégicas.

Programação

A programação será aberta com a palestra “Educação, ciência e inovação na prevenção da violência na Amazônia”, ministrada pelo professor André Zoghaib, membro do IAB e reitor da Universidade do Estado do Amazonas.

Em seguida, o tema “Sistema de Justiça, crime organizado e territórios vulneráveis” será abordado por Eliezer Fernandes Júnior, membro do IAB e juiz da Infância e Juventude Infracional de Manaus, do Tribunal de Justiça do Amazonas.

O impacto da criminalidade na atividade econômica será discutido na palestra “Impactos da criminalidade na economia e no setor produtivo na Amazônia”, com Ralf Baraúna Assayag, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus).

A programação também contará com a palestra “Democracia e política de segurança pública baseada em evidências”, ministrada por Antônio Gelson de Oliveira Nascimento, doutor pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública da UEA (PPGSP).

Encerrando o seminário, o tema “Urbanismo social, prevenção da violência e soluções estruturais” será apresentado por Ricardo Brizola Balestreri, coordenador do Núcleo de Urbanismo Social e Segurança Pública do Centro de Estudos de Cidades – Laboratório Arq.Futuro do Insper e membro do Conselho Nacional de Segurança Pública do Governo Federal.

Reflexão e construção coletiva

A presidente nacional do IAB, Rita Cortez, afirma que o seminário representa um espaço estratégico de reflexão e construção coletiva sobre um dos temas mais sensíveis para o país, especialmente na região amazônica, como é também uma iniciativa no sentido de realizar eventos culturais e educacionais fora da nossa sede no Rio de Janeiro. É compromisso histórico do IAB realizar debates qualificados, plurais e fundamentados, capazes de contribuir efetivamente para o aprimoramento das políticas públicas de Estado e para o fortalecimento da Democracia no Brasil, promovendo-os em qualquer região do país, tendo em vista que o IAB é uma instituição de âmbito nacional.

“Discutir segurança pública na Amazônia, portanto, é discutir democracia, desenvolvimento e dignidade humana. Reunimos neste seminário especialistas de diferentes áreas para analisar desafios complexos e propor soluções baseadas em evidências, respeitando as particularidades da região e o impacto direto dessas políticas na vida da população”, afirmou Rita Cortez.

Desafios na Amazônia

O presidente da Comissão de Segurança Pública do IAB e mediador do seminário, Mário Jumbo Miranda Aufiero, destaca que o encontro foi estruturado para promover um diálogo técnico e aprofundado sobre os desafios enfrentados pela região amazônica.

Doutor em Direito pela Faculdade Autônoma de Direito (FADISP), ele ressalta que ao longo do ano, serão realizados mais quatro encontros, um em cada região do Brasil. Segundo ele, a iniciativa reforça a importância de debater a segurança pública, tema apontado como principal preocupação pelos estudos sobre a sociedade brasileira.

“Discutir segurança pública na Amazônia exige compreender as especificidades regionais e propor soluções estruturadas, técnicas e integradas. Este seminário nasce com o propósito de reunir conhecimento acadêmico, experiência prática e responsabilidade institucional para contribuir de forma concreta com o debate nacional”, afirma Mário Aufiero.

O evento conta com o apoio da CDL Manaus, UEA, CADEP-AM e Abracrim.

Para participar, os interessados não precisam realizar inscrição prévia, basta comparecerem diretamente ao local do evento.

Certificado de horas complementares

Os acadêmicos que desejarem a certificação deverão assinar a lista de presença e informar o e-mail de forma legível, procedimento necessário para o controle e posterior envio do certificado, que concederá quatro horas de estágio pela OAB do Rio de Janeiro.

Também haverá participação virtual, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do TV IAB no YouTube. Durante a live, será informado um código no chat e disponibilizado um e-mail para solicitação do certificado, que deverá ser encaminhado conforme as orientações da transmissão.

Os dirigentes do IAB aproveitarão a visita para dar posse a novos membros amazonenses, outorgar a medalha Esperança Garcia a vice presidente da OAB Amazonas, além entregar moção de agradecimento ao presidente da Seccional.