A capacitação está inserida no processo de regularização dos residenciais entregues em gestões passadas, sem Habite-se - Fotos: Tiago Corrêa / UGPE

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), realiza, a partir desta segunda-feira (25/09), o 6° curso de formação de Brigada de Incêndio dos Residenciais do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). O público-alvo são moradores dos parques residenciais Cachoeirinha e Cajual, que estão em processo de regularização de titularidade pelo Governo do Amazonas.

De acordo com o secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, a formação da Brigada de Incêndio é uma exigência para que os parques residenciais, entregues em gestões passadas, possam receber o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), documento condicionante para a expedição do Habite-se.

“A ação busca estabelecer uma rede de prevenção dentro dos habitacionais. Isso atende aos requisitos dos Bombeiros no procedimento de regularização, uma das etapas para o Habite-se, o que permite a cada morador obter o título definitivo do seu imóvel”, destaca.

O secretário explica que a intenção do Governo do Amazonas é regularizar todos os imóveis construídos em gestões anteriores e entregues sem o Habite-se. Os novos conjuntos habitacionais, construídos pelo Prosamin+, serão inaugurados já regularizados, a exemplo do que ocorreu no Parque Residencial General Rodrigo Otávio, no bairro Japiim, zona sul.

Através do Prosamin, executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão vinculado à Sedurb, já foram construídos 11 parques habitacionais, desde 2007. Desses, os únicos com Habite-se são os residenciais São Raimundo, que já passou pelo processo de regularização ano passado, e o Rodrigo Otávio, construído na nova fase do programa, como Prosamin+.

De acordo com a subcoordenadora Social da UGPE, Viviane Dutra, nos cursos de brigadista os moradores são treinados para agir em situações de sinistros e também recebem qualificação profissional. “Essa capacitação é importante, pois, ao cumprirmos a etapa da regularização, os moradores também adquirem conhecimento que valoriza seus currículos. Assim, conseguimos atingir duas metas ao mesmo tempo: a qualificação profissional e a segurança nos residenciais”, ressalta.

A preparação envolve simulação de sinistros, manuseio de extintores, mangueira d’água e hidrantes para o combate a incêndio e, também, noções de primeiros socorros. As aulas acontecem no Comando Geral do CBMAM, na Avenida Codajás, 1.503, Petrópolis. O treinamento dura cinco dias, e segue até a sexta-feira (29/09), com turmas das 08h às 12h e das 13h às 17h.