O deputado federal Saullo Vianna (União-AM) se consolidou como um dos deputados mais produtivos do Amazonas e está entre os que mais trouxeram recursos aos municípios do estado. Ao todo, foram mais de R$ 115 milhões que se converteram melhorias nas áreas de saúde, da assistência social, educação, economia e geração de renda.
Entre as articulações mais desafiadoras enfrentadas no ano de 2024, Saullo Vianna destacou a defesa intransigente da Zona Franca por parte da bancada do Amazonas no Congresso Nacional, fundamental para a manutenção do diferencial competitivo do modelo no texto de regulamentação da reforma tributária.
“Foi uma vitória importante para o Amazonas a manutenção de mais de 600 mil empregos diretos e indiretos, da nossa economia, mas precisamos olhar para frente e focar em 2025, garantindo ao nosso estado recursos para o Fundo de Diversificação Econômica do Amazonas. Esta será a nossa próxima batalha no âmbito da reforma no próximo ano”, revelou.
Arquivamento de nova zona franca em MG – Numa estratégia que envolveu o uso do regimento da Câmara, Saullo conseguiu arquivar, no âmbito da Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, o projeto de Lei 2841/22, que criaria Zona Franca no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, que poderia ferir de morte a competitividade do modelo.
Outra medida apresentada pelo parlamentar que beneficia a ZFM foi o PL 890/2024, que direciona ao menos 30% dos recursos arrecadados de P&D para investimentos em institutos de pesquisa para desenvolvimento de projetos industriais sustentáveis, reduzindo a dependência da ZFM.
Alta produtividade – A produção legislativa de Saullo incluiu a apresentação de 1.029 propostas e iniciativas, sendo 27 Projetos de Lei, 21 emendas de plenário, 9 PECs- Propostas de Emenda Constitucional, 855 Requerimentos de Informação, 2 Requerimentos de Instituição de CPI, além de 5 Projetos relatados, que beneficiaram áreas como a saúde, educação, economia e segurança pública.
Construção de 11 Restaurantes Prato do Povo – Um dos investimentos do mandato de Saullo Vianna que tiveram maior impacto social em Manaus foram os aportes para a implementação de 11 Restaurantes Prato do Povo, instalados em áreas estratégicas da capital e que, juntos, servem três milhões de refeições por ano. A ação é fruto de parceria com o Prefeito David Almeida e da secretária da Mulher, Assistência Social, Dermi Rayol.
Mobilização junto ao governo federal antecipou Plano contra seca – A coordenação do deputado Federal, Saullo Vianna, com a Defesa Civil e DNIT para medidas de mitigação dos efeitos da seca, incluiu o lançamento do Plano de Dragagem de Manutenção Aquaviária e do Plano de Sinalização Náutica, e garantiu, ao menos parcialmente, o serviço contínuo essencial para a manutenção da navegabilidade nos rios amazônicos.
Recorde de investimentos para o Festival de Parintins- Graças à movimentação do parlamentar amazonense junto ao Ministério do Turismo, entre outros órgãos federais, o Festival de Parintins conseguiu aporte recorde – de R$ 12 milhões à maior festa cultural do planeta. Ações por parte do ministro Celso Sabino e do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, para tornar Parintins e o Amazonas mais atrativos aos visitantes, atendendo a Vianna, foi decisivas para angariar mais recursos junto aos Ministérios, CNC, Correios e Petrobrás e mais promoção nacional e internacional do evento.
Resultado do trabalho de Saullo: impulsionado pelo Festival de Parintins, que teve recorde de número de visitantes em 2024 – mais de 120 pessoas – o número de turistas estrangeiros no Brasil e no Amazonas teve aumento expressivo, que se reverteram em ocupação e renda para os pequenos empreendedores locais, que tiveram ganhos 114% maiores, segundo dados da Prefeitura de Parintins.
PLs às populações vulneráveis avançam na Câmara – Em 2024, Saullo protocolou projetos que beneficiam populações vulneráveis, como crianças, adolescentes, mulheres, idosos e Pessoas com Deficiência (PCDs). Algumas delas avançam na Câmara, como o Projeto de Lei 4820/23, que institui uma pensão especial para pessoas com epidermólise bolhosa, a Lei do Gui, inspirada no torcedor símbolo do Vasco, Guilherme Gandra Moura, 9, eleito recentemente The Best Torcedor pela FIFA.