Fábrica da BYD em Changzhou - Foto: BYD / divulgação

O presidente da BYD, Wang Chuanfu, virá pessoalmente ao Brasil em outubro para oficializar o início da construção da fábrica em Camaçari, na Bahia. Ainda não sabemos a data, mas tivemos a oportunidade de saber alguns detalhes da futura instalação em solo brasileiro.

O Olhar Digital viajou à China a convite da empresa e conheceu a fábrica de Changzhou, que será usada como espelho para Camaçari. Vamos aos detalhes!

O que sabemos sobre a fábrica no Brasil

  • Como a gente já informou anteriormente, a BYD vai instalar uma fábrica em Camaçari, na região metropolitana da capital baiana.

  • A expectativa é de que a inauguração ocorra entre o final de 2024 e o começo de 2025.

  • A antiga fábrica da Ford já é do Governo da Bahia. Tudo indica que é questão de tempo até a BYD assumir as instalações oficialmente.

  • Essa será a segunda fábrica da BYD fora da China – a única até agora é na Tailândia.

  • O contrato prevê investimento de R$ 3 bilhões para a construção de três unidades dentro do complexo. Nelas, a BYD vai fabricar automóveis, caminhões e ônibus, além de processar células de lítio e ferro fosfato.

  • As três fábricas devem gerar mais de cinco mil empregos. Elas serão inauguradas de forma simultânea.

  • Na primeira fase, a fabricante estima que sua capacidade de produção será 150 mil unidades ao ano, podendo chegar a 300 mil unidades, que poderão ser exportadas para outros países da América Latina.

  • Os modelos fabricados serão o Song Plus e o Dolphin. O Song Pro foi registrado no Brasil, mas a BYD não confirma a fabricação do SUV por aqui. A princípio, será importado.

  • A empresa também anunciou que levará pelo menos 100 profissionais do Brasil para treinamento na China. Essa é uma forma de a empresa apresentar todos os processo que serão adotados na fábrica da Bahia.

Changzhou: o espelho de Camaçari

Fábrica da BYD em Changzhou – Foto: BYD / Divulgação
  • A fabricação de um carro por lá leva, em média, 4 horas. Esse é o tempo que demora para o veículo passar pelo processo completo de estampagem, soldagem, pintura e montagem final. Em média, a cada 1 minuto, sai um carro da linha de produção na fábrica da BYD em Changzhou.

  • Em 2022, a produção mensal média de veículos elétricos foi de cerca de 20 mil unidades, ou 240 mil veículos no ano.

  • Atualmente, são mais de 12 mil funcionários na fábrica da BYD em Changzhou.

  • A instalação abrange uma área de aproximadamente 1.720.000 metros quadrados.

  • Por lá, são fabricados dois modelos: Yuan Plus e Seal.

  • Os robôs industriais usados são principalmente da japonesa FANUC e da alemã KUKA.

  • Levou cerca de 2 anos para a construção do complexo. Segundo a BYD, o prazo foi um pouco maior do que o previsto por causa dos impactos causados pela pandemia de Covid-19.

  • A BYD possui oito fábricas de produção de veículos na China, juntamente com dezenas de outras indústrias que fornecem peças e acessórios.

  • Cada fábrica tem suas vantagens em relação à localização geográfica e recursos, e as instalações de fabricação selecionadas são determinadas pela estratégia da empresa.

  • De acordo com a BYD, a fábrica de Changzhou utiliza a mais moderna tecnologia e um alto grau de automação. Por isso, serve de modelo para as futuras fábricas no exterior – como será o caso de Camaçari.

  • A operação da fábrica depende principalmente da eletricidade, mas também é usado gás natural em parte da operação.

*Com informações de Olhar Digital