Foto: Kelvin Dinelli

O vereador Rodrigo Guedes (Progressistas) apresentou nessa terça-feira, 03/12, um Projeto de Resolução Legislativa que propõe uma mudança nos dias de realização de sessão plenária na Câmara Municipal de Manaus (CMM). A proposta é de que a Câmara passe a realizar atividades plenárias de segunda a sexta.

Na Câmara Municipal, apenas três dias na semana há sessões plenárias, nas sessões de segunda e quarta é realizada a ordem do dia, que consiste em um período da sessão plenária destinada apenas para a votação de Projetos de Lei , moções e requerimentos.

Já nos demais momentos e nas terças a sessão é destinada para debates, com pequeno e grande expediente. Rodrigo Guedes é o principal defensor que as sessões sejam realizadas durante toda a semana, fazendo com que os vereadores tenham mais dias para debater e realizar políticas públicas para a população.

Em dezembro de 2021, Guedes chegou a apresentar um Projeto de Resolução para que as sessões fossem realizadas de segunda a sexta, porém, a proposta não foi aceita pelos vereadores. Agora, o vereador voltou a propor a mudança no regimento interno.

Assim, as sessões plenárias seriam: com pequeno expediente, com duração de sessenta minutos, sempre nas segundas, quartas e sextas-feiras; grande expediente, com duração de noventa minutos, sempre às terças e quintas-feiras; e a ordem do Dia, realizada às segundas, quartas e sextas-feiras, pelo tempo que
durarem os trabalhos legislativos.

“A escala de trabalho da Câmara Municipal de Manaus é injusta com o trabalhador. Enquanto milhares de trabalhadores lutam pelo fim da escala 6×1, por exemplo, os vereadores trabalham em plenário apenas três horas, três vezes por semana, não dá para aceitar! E mesmo sendo apenas três dias, o plenário ainda fica vazio é inadmissível, vereador precisa está trabalhando para o povo, todo trabalhador trabalha no mínimo cinco dias por semana, não há motivo para classe política ser diferente”, disse.