O vereador Rodrigo Guedes (Progressistas) apresentou nessa terça-feira, 03/12, um Projeto de Resolução Legislativa que propõe uma mudança nos dias de realização de sessão plenária na Câmara Municipal de Manaus (CMM). A proposta é de que a Câmara passe a realizar atividades plenárias de segunda a sexta.
Na Câmara Municipal, apenas três dias na semana há sessões plenárias, nas sessões de segunda e quarta é realizada a ordem do dia, que consiste em um período da sessão plenária destinada apenas para a votação de Projetos de Lei , moções e requerimentos.
Já nos demais momentos e nas terças a sessão é destinada para debates, com pequeno e grande expediente. Rodrigo Guedes é o principal defensor que as sessões sejam realizadas durante toda a semana, fazendo com que os vereadores tenham mais dias para debater e realizar políticas públicas para a população.
Em dezembro de 2021, Guedes chegou a apresentar um Projeto de Resolução para que as sessões fossem realizadas de segunda a sexta, porém, a proposta não foi aceita pelos vereadores. Agora, o vereador voltou a propor a mudança no regimento interno.
Assim, as sessões plenárias seriam: com pequeno expediente, com duração de sessenta minutos, sempre nas segundas, quartas e sextas-feiras; grande expediente, com duração de noventa minutos, sempre às terças e quintas-feiras; e a ordem do Dia, realizada às segundas, quartas e sextas-feiras, pelo tempo que
durarem os trabalhos legislativos.
“A escala de trabalho da Câmara Municipal de Manaus é injusta com o trabalhador. Enquanto milhares de trabalhadores lutam pelo fim da escala 6×1, por exemplo, os vereadores trabalham em plenário apenas três horas, três vezes por semana, não dá para aceitar! E mesmo sendo apenas três dias, o plenário ainda fica vazio é inadmissível, vereador precisa está trabalhando para o povo, todo trabalhador trabalha no mínimo cinco dias por semana, não há motivo para classe política ser diferente”, disse.
Um projeto ainda estágio inicial no Pará pretende, eventualmente, reaproveitar maconha apreendida, evitando sua simples destruição. A ideia, que ainda precisa passar por diversos...