Foto: Kelvin Dinelli

Devido ao crescimento de ocupações irregulares em Manaus, o vereador Rodrigo Guedes (Progressistas) cobrou que o poder público realize uma força tarefa para conter o crescimento desordenado de comunidades em vários bairros da cidade.

De acordo com o Fórum Amazonense de Reforma Urbana, núcleo estadual da Campanha Despejo Zero e Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM), o número de ocupações irregulares, aumentou significativamente em Manaus, saindo de 40 em 2022, para ao menos 68 até abril de 2024. Além dos problemas ambientais, as ocupações também ameaçam a segurança pública, tendo em vista que os espaços são dominados, em muitos casos, por facções criminosas.

Guedes denunciou a existência de ocupações irregulares que se instalaram no bairro Tarumã e cobrou medidas efetivas da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Polícia Ambientql e Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente e Urbanismo (DEMA).

“Sabemos que as pessoas que residem em ocupações irregulares são famílias de baixa renda e é primordial que elas sejam retiradas dessas áreas, que acima de tudo, são de risco e não oferecem bem estar social ao cidadão! Mas, o poder público precisa unir forçar e impedir que as ocupações se expandam ainda mais e novas sejam formadas em bairros da capital, as ocupações ameaçam o crescimento urbano da cidade e isso é muito perigoso. É necessário uma força tarefa de todos para conter esse cenário”, declarou.