Em defesa das pessoas com deficiência e Transtorno do Espectro Autista (TEA), o candidato a reeleição, vereador Rodrigo Guedes (Progressistas) se comprometeu, mais uma vez, a realizar uma campanha eleitoral sem fogos de artifícios barulhentos. Nesse domingo, 18/08, Guedes lançou uma campanha nas redes sociais para que candidatos adotem o uso de fogos de artifício sem barulho no pleito eleitoral.
Para pessoas com deficiência e crianças autistas, os fogos de artifício podem desencadear uma sobrecarga sensorial, levando a reações adversas. Para eles, o som estrondoso é avassalador, causando estresse e ansiedade. Já as luzes brilhantes e os estalos imprevisíveis resultam em sensações aversivas por serem perturbadores.
Essa é a segunda vez que Rodrigo Guedes realiza uma campanha eleitoral sem fogos de artifício, em 2022, nas eleições para deputado federal, Guedes não fez uso dos fogos de artifício tradicionais.
A frente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMPCD) da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Rodrigo Guedes lançou a campanha “Eleições sem fogos de artifício barulhentos” e pediu que os demais candidatos apoiem a causa.
“Não usarei fogos de artifícios barulhentos em respeito às familias atípicas, idosos e também aos animais. Estou propondo essa campanha “Eleição sem fogos de artifícios barulhentos” para que se possível todos ou o máximo de candidatos possam aderir e participar! É hora dos candidatos mostrarem que se importam com a população. É possível usar fogos de artifícios sem estampido, sem causar prejuizos a ninguém. Vamos mostrar que podemos fazer uma campanha respeitando as pessoas mais vulneráveis, em Manaus.”, defendeu.
Os candidatos interessados podem assinar a campanha através da petição on-line, disponível na rede social do vereador.
O Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, celebrado neste sábado, 23/11, tem o objetivo de promover informação e ampliar a conscientização sobre o...