Foto: Kelvin Dinelli

O vereador Rodrigo Guedes (Podemos) cobrou nessa segunda-feira, 30/10, que a Prefeitura de Manaus realize o pagamento da segunda parcela do Auxílio Permissionário e a entrega dos equipamentos para os empreendedores selecionados no programa Empreende Manaus. O não cumprimento dos programas tem prejudicado milhares de microempreendedores.

Em agosto desse ano, a Prefeitura de Manaus realizou o pagamento da primeira parcela do Auxílio Permissionário, destinado para os permissionários que atuam nas galerias populares da capital, no entanto, a promessa da Prefeitura era pagar o valor de R$ 1.000 em duas parcelas, mas o segundo pagamento não ocorreu.

O mesmo ocorreu com os 5.254 microempreendedores selecionados no programa Empreende Manaus. Segundo a Prefeitura, a classe receberia equipamentos e maquinários para fomentar os pequenos negócios, porém desde que o programa foi lançado, em março, nenhum empreendedor recebeu o auxílio e à época, o Executivo afirmou que 15 milhões seriam investidos na categoria e alcançaria cerca de 12 mil empreendedores.

Guedes exigiu que a Prefeitura cumpra com o pagamento e distribuição dos equipamentos para as classes e pediu esclarecimentos sobre os atrasos.

“Milhares de pessoas estão aguardando o pagamento do auxílio permissionário e a distribuição dos equipamentos. Esse é o único trabalho dessas pessoas, é por meio dele que garantem o sustento de suas famílias. O Prefeito de Manaus não pode brincar com a vida das pessoas, exijo que os pagamentos sejam feitos e os compromissos com essa classe sejam cumpridos”, defendeu.

Há um mês, o vereador apresentou requerimentos na Câmara Municipal de Manaus (CMM) solicitando esclarecimentos sobre o Auxílio Permissionário e o programa Empreende Manaus mas os requerimentos foram rejeitados pela maioria dos vereadores.