Foto: Kelvin Dinelli

O vereador Rodrigo Guedes (Podemos) apresentou um Projeto de Lei (PL) que apresenta novos critérios para conceder homenagens na Câmara Municipal de Manaus (CMM). A propositura busca acabar com o excesso de sessões solenes que ocorrem no legislativo municipal.

Atualmente a Câmara Municipal concede várias homenagens à personalidades com trajetória de destaque para a capital amazonense, entre elas, está a entrega de medalhas, placas e títulos de naturalidade amazonense. Em 2021, a CMM chegou a planejar um gasto de R$ 1,7 milhão com a confecção de preparativos para essas homenagens.

De acordo com Guedes, é necessário existir critérios para conceder homenagens, uma vez que o excesso prejudica a imagem do Legislativo Municipal.

“A quantidade excessiva de homenagens mancha a imagem da Câmara Municipal, a população passa a achar que os vereadores trabalham apenas para homenagear outras pessoas. Por isso, apresentei um Projeto de Lei para reduzir a concessão de homenagem, por meio de novos critérios. Se aprovado, será uma medida histórica de moralização para o parlamento municipal”, declarou.

Entre os novos critérios apresentados no PL está novas condições, prazos legais de contribuição para a sociedade amazonense e redução da quantidade de propositura de homenagem por vereador, ficando limitado a um por ano.