
O governador Roberto Cidade participou, neste domingo (21/06), da caminhada em celebração à marca de mais de 300 transplantes realizados no Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e que faz parte do Complexo Hospitalar Norte (CHN). O evento aconteceu na Vila Olímpica de Manaus, na avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste.
“É uma alegria imensa poder estar vivendo um momento como esse. Quando a gente consegue atingir mais de 300 transplantes em nosso estado. É muito gratificante ver a alegria de quem passou por um momento difícil voltar a ter uma vida saudável. Isso é fruto de trabalho e de trazer tecnologia para o nosso estado. A saúde é prioridade. E nos próximos dias vamos ter muitas entregas. Estamos intensificando os trabalhos, para que a gente possa avançar no sistema de saúde”, destacou o governador, que esteve acompanhado da primeira-dama Thaisa Cidade, presidente de Honra do Fundo de Promoção Social (FPS).
A iniciativa teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos, gesto que pode salvar e transformar a vida de pacientes que aguardam por um transplante.
A ação contou com a participação de pacientes transplantados, profissionais de saúde, representantes da Central Estadual de Transplantes e do Instituto de Apoio e Assistência em Transplantes do Amazonas (Iaatam), em um momento de celebração pelas vidas transformadas por meio da doação de órgãos.
A médica veterinária Victoria Pacheco, 25, foi uma das participantes da caminhada. Ela, que passou por um transplante de rim, destacou a importância do apoio da rede pública estadual de saúde nesse processo.
“Eu sou muito feliz por ter sido transplantada na rede pública. Uma oportunidade incrível porque é realidade aqui no nosso estado, graças ao Governo (do Amazonas). E esse momento é de muita felicidade e gratidão ao comemorarmos esse marco de 300 transplantes em menos de três anos. É com uma imensa gratidão no meu coração que eu me sinto muito feliz por isso”, declarou Victoria Pacheco.
O autônomo Alzomir Ferreira, 61, foi um dos primeiros transplantados de fígado, em 2025, na rede estadual. Para ele, essa caminhada representou qualidade de vida. “Eu estou muito bem com esse transplante. Passei cinco anos doente, mas agora eu estou bem e ando por todo lugar. E caminhando, eu sei que eu estou bem graças a Deus”, enfatizou.
No local, os participantes também tiveram acesso às atividades de alongamento e orientação física promovidas pelo programa RespirAR, da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).












