Nesta segunda-feira (8), no auditório da Autarquia e de forma híbrida (presencial e remota), foi realizada uma reunião de alinhamento com os dez palestrantes voluntários do projeto “Suframa nas Escolas”. O encontro teve como principal objetivo analisar o conteúdo atual das palestras e discutir sugestões para tornar o teor das apresentações mais compreensível e atrativo para os estudantes.
Idealizado e coordenado pela Autarquia, o projeto Suframa nas Escolas tem como missão promover palestras informativas em instituições de ensino, especialmente para os estudantes finalistas do nível médio. O intuito é disseminar informações sobre a Suframa, o modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) e a importância de ambos para a região e o País, abordando aspectos econômicos, sociais, ambientais e tecnológicos.
Durante a reunião, foram discutidos diversos pontos para aprimorar as palestras, visando a uma maior interação e entendimento por parte dos estudantes. Uma das preocupações levantadas foi a falta de conhecimento dos alunos sobre a ZFM, com mais de 80% admitindo não terem ciência prévio sobre o tema. Por isso, foi destacada a importância de tornar os participantes defensores da ZFM, mostrando oportunidades de emprego e incentivando a participação ativa deles durante as palestras.
Uma proposta de roteiro formulada foi de iniciar ressaltando que as empresas vêm para cá por causa dos incentivos fiscais. Depois salientar a importância histórica da ZFM, criada após a “derrocada” da Borracha, e seu papel no desenvolvimento econômico e social da região ao longo das décadas. Relatar ainda que o primeiro vetor econômico de sucesso foi o comércio, depois o fortalecimento da indústria e que a Suframa foi criada para gerir os incentivos fiscais e incentivar formas de desenvolver sustentavelmente a região. Ainda de acordo com a proposta, a palestra deve encerrar demonstrando a relação da ZFM com o meio ambiente e deixar claro aos estudantes que defender a Zona Franca de Manaus é também uma forma de proteger a Amazônia.
Também ocorreram sugestões para promover maior interação com redes sociais, como pedir para os alunos seguirem a Suframa, fazer selfies durante as palestras e marcar a instituição nas publicações. Os palestrantes terão liberdade para dinamizar suas apresentações, mas o tempo total não deverá exceder uma hora. Os palestrantes também foram orientados a estar preparados para imprevistos durante as palestras.
Além de responder um formulário para avaliar o evento, fazer comentários e apresentar sugestões, os estudantes que participarem de uma dinâmica receberão um kit da Suframa, contendo uma ecobag; uma squezze; um livro sobre a história da ZFM, uma caneta personalizada; um bloco de anotações e pasta da Autarquia.
Calendário
Na conversa foi apresentada ainda uma proposta de calendário de atividades para o ano, sujeito a alterações em caso de período de provas dos alunos. A primeira está agendada, inicialmente, para 24 de abril; depois 22 de maio; 6 e 13 de junho; 2 e 30 de agosto; 9 de setembro; 16 de outubro; dia 3 de novembro e encerramento no dia 19 de novembro, Dia da Bandeira.
Uma nova reunião está programada para o próximo dia 15 pela manhã, com o objetivo de finalizar o conteúdo das palestras com os ajustes sugeridos no encontro desta segunda-feira.
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