Após um 2023 terrível, com o pior aproveitamento de sua história, a seleção brasileira buscava retomar a boa fase neste ano, mas acabou ampliando a sequência ruim. Confira abaixo a retrospectiva 2024 do time canarinho.
Demissão de Diniz, busca por Ancelotti e acerto com Dorival
Fernando Diniz, técnico escolhido para ser o interino antes da suposta chegada do italiano Carlo Ancelotti, foi demitido nos primeiros dias do ano e substituído por Dorival Júnior, veterano que comandou o São Paulo na conquista inédita da Copa do Brasil em 2023.
Primeira Data Fifa
Nos primeiros amistosos de 2024, contra Inglaterra e Espanha, Dorival convocou diversos jogadores que atuavam no futebol nacional, como Fabrício Bruno e Ayrton Lucas, do Flamengo, Murilo e Endrick, do Palmeiras, e Pablo Maia, do São Paulo.
Apesar de muito contestada, a escolha do técnico se mostrou acertada, já que diversos atletas foram protagonistas na vitória contra os ingleses por 1 a 0, e no empate em 3 a 3 com os espanhóis.
Decepção na Copa América
Após as boas exibições nos amistosos contra duas das principais seleções do mundo, o Brasil reconstruiu a esperança do torcedor, que esperava um bom desempenho na Copa América, que seria disputada nos Estados Unidos.
No entanto, ainda antes do início da competição, o desempenho ruim nos amistosos contra EUA (empate em 1 a 1) e México (vitória por 3 a 2) foi um prenúncio do que seria a atuação da Seleção no torneio continental.
A insatisfação com o futebol exibido aumentou ainda mais durante a fase de grupos, quando o time de Dorival conseguiu apenas uma vitória em três partidas, se classificando na segunda colocação da chave.
A campanha brasileira chegou ao fim de forma melancólica nas quartas de final, quando após 90 minutos sem grandes chances contra o Uruguai, a Seleção foi eliminada nos pênaltis, com Militão e Douglas Luiz desperdiçando suas cobranças.
Ver essa foto no Instagram
Eliminatórias
Com o término da Copa América, apenas compromissos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 restaram para o Brasil, que buscava sair da 7ª colocação e se aproximar do topo da tabela.
Depois de seis partidas, com três vitórias (Equador, Chile e Peru), dois empates (Venezuela e Uruguai) e uma derrota (Paraguai), a seleção brasileira fechou o ano apenas na 5ª posição da competição, com 18 pontos.
Veja abaixo todos os jogos da Seleção em 2024:
-
Inglaterra 0 x 1 Brasil – Amistoso
-
Espanha 3 x 3 Brasil – Amistoso
-
México 2 x 3 Brasil – Amistoso
-
Estados Unidos 1 x 1 Brasil – Amistoso
-
Brasil 0 x 0 Costa Rica – Copa América (fase de grupos)
-
Paraguai 1 x 4 Brasil – Copa América (fase de grupos)
-
Brasil 1 x 1 Colômbia – Copa América (fase de grupos)
-
Uruguai (4) 0 x 0 (2) Brasil – Copa América (quartas de final)
-
Brasil 1 x 0 Equador – Eliminatórias
-
Paraguai 1 x 0 Brasil – Eliminatórias
-
Chile 1 x 2 Brasil – Eliminatórias
-
Brasil 4 x 0 Peru – Eliminatórias
-
Venezuela 1 x 1 Brasil – Eliminatórias
-
Brasil 1 x 1 Uruguai – Eliminatórias