Ao final das duas sessões, no fim de semana, o espetáculo foi ovacionado pelo público - Foto: Divulgação
Um musical que mistura cenas ao vivo e takes pré-gravados, criando diante da plateia a sensação de um filme sendo construído no palco. Assim foi “República Lee – Um Musical ao Som de Rita”, espetáculo apresentado no final de semana no Teatro Amazonas. Com olhos e ouvidos atentos, o público lotou o teatro para acompanhar a história de cinco jovens que vivem em uma república em um Brasil de 1967, e decidem gravar um filme de ficção científica.
O texto afiado transita entre o humor, o drama, a crítica política e muitas referências ao cinema mundial, costurado por sucessos da rainha do rock brasileiro, Rita Lee. A resposta da plateia foi imediata. Nas duas noites, o espetáculo foi ovacionado de pé.
Para a estudante de Direito Maria Clara, 22, o musical foi mais do que entretenimento. Foi uma homenagem à altura da artista que inspirou o projeto. “Ri bastante, chorei e achei tudo muito criativo. Gostei da questão política e do toque de romance. As músicas da Rita foram a cereja do bolo”, comentou.
Idealizadora do projeto, a cantora e atriz amazonense Cella celebrou o retorno ao seu estado natal e a recepção calorosa do público. “Foi uma emoção muito grande. É gratificante, me sinto muito feliz em ver a casa lotada. Foi muito melhor do que eu imaginava. O feedback superou a expectativa de todo mundo”, disse.
Durante o espetáculo, o público é convidado a interagir com a cena, reforçando o clima de liberdade criativa que atravessa toda a obra. O musical é embalado por sucessos de Rita Lee com “Alô, Alô Marciano”, “Amor e Sexo”, “Nem Luxo, Nem Lixo”, “Mania de Você”, entre outros, que ajudam a construir as emoções da narrativa.
Em quase duas horas de espetáculo, o que se vê no palco é uma celebração à rebeldia, à coragem de jovens que ousam criar novos futuros, mesmo em um país que passava por um dos seus períodos políticos mais sombrios.
Espetáculo premiado
Com direção e texto de Tauã Delmiro, “República Lee” vem acumulando indicações em importantes premiações do teatro musical brasileiro. No site É Sobre Musicais, concorre nas categorias Melhor Atriz, com a atuação de Cella, e também em Melhor Elenco, Melhor Texto, Melhor Direção, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Ator.
Em 2024, foi indicado ao Prêmio Prio do Humor, criado por Fábio Porchat, nas categorias Texto e Especial, esta última por sua inovação ao unir teatro, cinema e música de forma dinâmica. Também recebeu indicações no Prêmio Destaque Imprensa Digital, como Destaque Musical Brasileiro, Destaque Dramaturgia Original e Destaque Atriz Coadjuvante.
Após a temporada em Manaus, o musical segue para o Rio de Janeiro, onde dará continuidade ao circuito nacional.
Atendendo à solicitação do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), a Marinha do Brasil deu início à Operação...