Boa parte dos lares com crianças já foi impactado por uma animação brasileira: a Galinha Pintadinha. Criada pelos amigos Juliano Prado e Marcos Luporini, o projeto foi oferecido à TV Cultura em 2006, mas foi rejeitado. Quase 20 anos depois, a marca se tornou um império bilionário.
Trajetória da Galinha Pintadinha
Em conversa com Splash, os criadores lembram que tudo começou de maneira despretensiosa há 19 anos. Marcos, que é músico e trabalhava numa agência de publicidade, usou o tempo livre para criar canções infantis. Em seguida, convocou o amigo Juliano, que tinha uma empresa de animação na época, para fazer os videoclipes.
Os dois apresentariam o primeiro vídeo para a TV Cultura, mas estavam se grana para sair de Campinas e ir à capital pessoalmente ou contratar um motoboy para levar o arquivo até a sede da emissora. Pensando nisso, decidiram inovar: subiram o arquivo no YouTube e enviaram para os representantes do canal. “Era estranho subir um vídeo no YouTube na época, não tinha monetização, parecia que você estava dando seu trabalho de graça”, lembra Juliano.
O material não foi aprovado pela emissora, e o vídeo ficou “esquecido” no YouTube por seis meses, até que eles perceberam o sucesso orgânico. “Falaram: pode apagar o vídeo, mas acabei esquecendo. Depois de seis meses, a gente tinha 500 mil views e muitas mães pedindo mais. ‘Poxa, que gracinha, quero mais'”, completa Juliano.
A partir do feedback positivo do público no YouTube, eles se uniram, juntaram as moedas e decidiram finalizar a produção dos demais vídeos. Como o YouTube não monetizava na época, eles decidiram usar a plataforma para compartilhar alguns vídeos e disponibilizar o link de uma loja virtual onde venderiam DVDs. “Quando a gente vendeu os primeiros mil DVDs, falamos: ‘Isso aqui tá bom’. E vendemos mais mil…”, recorda Juliano.
O sucesso da Galinha Pintadinha foi totalmente por acaso, refletem eles. “Talvez se a gente tivesse dinheiro para pagar o motoboy, poderia ter sido aprovado. Falta de grana às vezes dá certo, é raro, mas dá certo”, brinca Marcos.
“A gente assistiu de perto a transição do físico para o digital, a gente ganhou bastante dinheiro com o DVD, mas com o tempo ele foi sumindo. A gente tinha assinado com a Som Livre, foi um momento importante. A Galinha Pintadinha foi a última grande artista a vender DVDs no Brasil. O YouTube passou a dar grana e substituiu os DVDs.” disse Marcos Luporini.
Números
Desde 2006, a Galinha Pintadinha lançou 5 DVDs, temporadas de série audiovisual, peças de teatro e firmou parcerias para lançar produtos licenciados. Eles chegaram a ter 900 produtos no mercado; agora, são mais de 300. “Pelúcias, coletes salva-vidas, lápis, iogurte, milho… Tudo já passou pela gente”, brinca Juliano.
