Concessionária realiza visitas porta a porta para orientar sobre a conexão e os benefícios do novo sistema - Foto: Assessoria / Águas de Manaus

A partir de dezembro, cerca de 10 mil pessoas que vivem no bairro Japiim vão passar a ter acesso ao sistema completo de esgotamento sanitário. As obras, iniciadas em maio deste ano, têm previsão de conclusão nos próximos dias. Atualmente, a concessionária atua na construção de uma rede de esgoto que irá transportar o esgoto coletado até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Raiz, além de realizar visitas porta a porta para informar os moradores sobre o novo serviço e tirar dúvidas.

O novo sistema que beneficiará o bairro Japiim compreende um total de 17,6 mil metros de rede coletora, além de duas estações de bombeamento. De acordo com o gerente de Engenharia da Águas de Manaus, Wendel Sousa, as obras seguem em ritmo acelerado para que os moradores possam usufruir dos benefícios trazidos pelo sistema. “Quando falamos em um sistema de esgoto em operação, estamos falando também de melhorias significativas para a população que vive nessa região. A partir do próximo mês, iremos coletar o esgoto de quase todo bairro do Japiim, transportar e tratar na Estação Raiz, que foi inaugurada recentemente. Todo o esgoto que antes era deixado em fossas ou despejado diretamente nos igarapés passará a ser tratado, e isso gera benefícios para a saúde das pessoas e para todo o meio ambiente”, destaca.

Além das obras, equipes da concessionária realizam uma nova rodada de ações de conscientização porta a porta no Japiim. O objetivo é esclarecer os moradores sobre a importância da conexão ao sistema, apresentar os benefícios que chegam com o novo serviço e orientar sobre como realizar a interligação.

A aposentada Maria do Perpétuo Socorro de Lima mora no Japiim há 55 anos. Durante a visita porta a porta, ela relatou que a chegada do sistema de esgoto traz esperança de uma vida mais saudável. “Moro aqui desde os 14 anos. Hoje, com 69, acompanho a transformação que a Águas de Manaus está fazendo no meu bairro. Ainda quero viver muito tempo e quero ver as ruas limpas, sem água suja na sarjeta. Aqui em casa, uso fossa e, quando ela enche, o cheiro forte incomoda. Quando tudo estiver funcionando, vou me conectar. Acredito que tudo vai mudar e melhorar por aqui com a chegada do esgoto”, afirma.

Papel da população

A obra no bairro Japiim faz parte do cronograma do programa Trata Bem Manaus, que tem como objetivo universalizar o serviço de coleta e tratamento de esgoto na cidade e, assim, contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população, reduzir os índices de doenças de veiculação hídrica — como hepatite e diarreia — e colaborar com a recuperação do meio ambiente.

Além das redes coletoras, a concessionária também instala um Terminal de Inspeção e Limpeza (TIL) na calçada de cada imóvel. É por meio dele que cada morador irá se interligar ao sistema.

“Os sistemas de coleta e tratamento de esgoto são essenciais para evitar riscos de contaminação e proliferação de doenças. Quando falamos em meio ambiente, eles também impactam positivamente, principalmente no controle da poluição dos nossos igarapés. Mas, para que todos esses benefícios sejam de fato percebidos, é fundamental a participação da população por meio da adesão ao sistema. Os benefícios do esgoto são coletivos e a adesão de todos reflete no bem-estar de toda comunidade”, reforça o engenheiro Wendel Sousa.