Em reconhecimento ao desempenho apresentado nas redes sociais, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) foi destaque durante o II Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas (II CNCTC), realizado na manhã desta sexta-feira (5). A Corte de Contas amazonense liderou o ranking das instituições com maior visualização e audiência nas redes sociais.
Em um ranking com tribunais de contas municipais e estaduais de todo o país, o TCE-AM ficou em primeiro lugar no número de visualizações do Reels do Instagram em vídeos publicados entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2024. Também foi destaque no número de interações com o público no mesmo período, ficando em segundo lugar, atrás apenas do Tribunal de Contas da União. Obteve ainda o primeiro lugar em visualizações do TikTok com seis publicações destaques no ranking dos dez mais vistos.
O ranking foi apresentado pelo social media da plataforma We Gov, Rodrigo Abella, durante o Painel 4 Diversidade, Inclusão e Acessibilidade, com o tema “Comunicação baseada em evidências”. Abella abordou estágios de maturidade da comunicação pública, enfatizando que o TCE-AM já alcançou o terceiro estágio, caracterizado pela sintonia fina com o público, com análises em tempo real e uma estrutura de comunicação adequada.
Para a conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Amazônia Lins, o destaque é a evidência de que a comunicação é um serviço público essencial que faz chegar até o cidadão “as informações que ele precisa para entender os seus direitos”. “A comunicação é um serviço público essencial ao gestor, ao cidadão e esse reconhecimento evidencia o alto nível de qualidade e relevância de nossas publicações”, afirmou.
Planejamento
Para Mariana Sodré, Diretora de Comunicação Social da Corte de Contas amazonense, o reconhecimento das ações da Comunicação é resultado de um trabalho estratégico focado na aproximação com o público.
“Somos o Tribunal estadual com mais interações e visualizações nas redes sociais, o que mostra que estamos cada vez mais próximos da população e que o trabalho estratégico adotado sob a determinação da presidente, Yara Amazônia Lins, está alcançando os resultados esperados”, disse.
Dhyene Brissow, Diretora Adjunta de Comunicação do TCE-AM, destacou a importância do trabalho estratégico e multimidiático.
“Desde novembro de 2023, temos buscado uma nova forma de comunicar as ações do TCE Amazonas, apostando na linguagem simples, comunicação audiovisual e reforço de conteúdo nas redes sociais com temas de interesse do cidadão, tudo isso atendendo a determinação do novo Corpo Diretivo da Corte de Contas”, disse.
