Mesmo em meio à popularidade do Pix, algumas dúvidas sobre seu funcionamento persistem - Foto: Marcello Casal / Agência Brasil

Prático, rápido e seguro, o Pix logo se tornou o meio de pagamento preferido dos brasileiros. Mesmo em meio a essa popularidade, algumas dúvidas sobre seu funcionamento ainda persistem: é possível devolver um Pix recebido por engano? E cancelar um Pix feito? Veja o que fazer.

Como faço para devolver um Pix?

Você pode devolver o dinheiro voluntariamente. “Para devolver um valor recebido por meio do Pix, basta acessar a transação que você quer devolver no aplicativo do seu banco e efetuar a devolução”, esclarece o Banco Central. Ao clicar no Pix recebido dentro do app, normalmente aparece a opção de “devolver”. E a devolução pode ser o valor total ou parcial.

Não é preciso ter a chave Pix de quem fez a transferência. Ou seja, não é necessário entrar em contato com o remetente ou ter em mãos dados disponíveis na chave Pix (como telefone, email ou CPF). Basta não reconhecer uma transferência Pix ou desejar devolver o valor recebido.

Clientes também podem comunicar o banco. Caso não tenha ou não queira usar o aplicativo do banco instalado no celular, você pode entrar em contato a sua instituição financeira. Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), o cliente pode comunicar o banco sobre o recebimento indevido do Pix para que se adotem as medidas para a correção.

Passo a passo para devolver um Pix

  • Entre na área Pix do app do seu banco

  • Clique em extrato Pix

  • Selecione a transferência

  • Clique na opção “Devolver”

  • Revise as informações

  • Confirme o valor a ser devolvido (pode ser a quantia total ou parcial)

  • Aperte o botão “Confirmar devolução”

  • Digite a sua senha e pronto.

E se eu mandei um Pix para a pessoa errada?

Não é possível cancelar um Pix, exceto em casos de fraude ou falha do banco. No geral, a primeira coisa a se fazer é tentar entrar em contato com a pessoa que recebeu o dinheiro. É mais fácil quando a chave Pix é um telefone ou um email, mas também é possível encontrar o destinatário pelo nome nas redes sociais, por exemplo.

Se não conseguir contato, fale com o banco. Caso não consiga encontrar o destinatário pela chave Pix, você pode pedir ao banco para onde seu dinheiro foi enviado algum tipo de contato com a pessoa que o recebeu.

Em todos os casos, a devolução deve partir de quem recebeu o dinheiro. Se a tentativa de recuperar o dinheiro não der certo, o cliente pode registrar um boletim de ocorrência para que a pessoa que recebeu o Pix por engano seja acionada pela Justiça e obrigada a devolver os valores.

*Com informações de Uol