O recorde de maior venda da história do Flamengo pode deixar em breve de pertencer a Vinícius Júnior.
O meia-atacante Lorran, de apenas 17 anos e que disputou somente quatro partidas como profissional até hoje, é a nova menina dos olhos de alguns dos clubes mais poderosos do planeta.
Durante a última semana, diferentes veículos da imprensa europeia e também o conceituado jornalista italiano Fabrizio Romano noticiaram que Barcelona, Real Madrid, Chelsea e Manchester United estão acompanhando de perto o desenvolvimento da jovem promessa.
Nem mesmo a multa rescisória de 50 milhões de euros (R$ 265,8 milhões) prevista no seu contrato é vista como impedimento para um possível futuro negócio. Pelo contrário, pagar esse valor por um atleta que ainda não estourou já não é mais considerado um “absurdo” pelas equipes do topo da pirâmide do Velho Continente.
Caso o Flamengo realmente venda Lorran pelo valor da cláusula de rompimento de vínculo, o jovem se transformará na maior transferência já realizada pelo clube carioca. Atualmente, o recorde pertence a Vini Jr., que foi para o Real Madrid em um negócio de 45 milhões de euros (R$ 240 milhões, na cotação atual).
Mesmo que o acordo entre a equipe do Rio e algum time europeu seja concretizado nos próximos meses, o meia-atacante só poderá se transferir para o exterior em julho de 2024, quando completa 18 anos, idade mínima requerida pela Fifa para transações internacionais.
Curiosamente, essa espera pela maioridade também fez parte da trajetória de Vini. Apesar de ter negociado com o Real em maio de 2017, ele só conseguiu se mudar para a Espanha em julho do ano seguinte, após seu aniversário.
Quem é Lorran?
Cria da base flamenguista, é um meia-atacante canhoto que atua preferencialmente pela faixa central do campo, posicionado logo atrás de um centroavante.
Ele começou o ano disputando a Copa São Paulo de juniores. Mas, após duas partidas no torneio, foi chamado para reforçar o time adulto nas rodadas iniciais do Campeonato Carioca.
Sua estreia no profissional aconteceu no dia 12 de janeiro, quando entrou aos 41 min do segundo tempo na vitória por 1 a 0 sobre o Audax Rio. Doze dias depois, frente ao Bangu, começou como titular e marcou pela primeira vez.
Com esse gol, anotado com 16 anos, seis meses e 20 dias, Lorran tornou-se o jogador mais jovem da história a balançar as redes pelo Fla, quebrando marca que também pertencia a Vinícius Jr.
Após disputar quatro jogos do Estadual, o meia-atacante não foi mais aproveitado no time profissional. Ele chegou a ficar no banco em algumas rodadas do Brasileiro e também na partida de ida da decisão da Copa do Brasil.
Camisa 10 da equipe sub-20 do Fla, Lorran foi titular da seleção brasileira na conquista do Sul-Americano sub-17, no primeiro semestre, e deve ser convocado para o Mundial da categoria, que será disputado em novembro, na Indonésia.