Se de longe é linda, de perto também, com casinhas com telhados coloridos - Foto: Getty Images

No Brasil, municípios com 6 mil habitantes costumam abrigar diversas ruas espalhadas ao redor de pracinhas e de espaços como campos de futebol e igrejas.

Já na Polônia, um lugar com um número parecido de moradores tem chamado a atenção do mundo por causa de características únicas.

Trata-se de Suloszowa, uma vila no sul do território polonês que, recentemente, viralizou nas redes.

A razão disso? Quase todos os 6 mil habitantes da vila vivem na mesma rua, que se estende por aproximadamente 9 quilômetros no meio de uma enorme área rural.

Vista do alto, a imagem é extremamente curiosa: as casinhas de Suloszowa se amontoam ao longo desta comprida via, que se encontra cercada por campos férteis ondulantes de cores diversas, como se tivessem sido pintados por um pincel.

Muitos desses terrenos cultiváveis pertencem aos próprios donos das casas, o que facilita a vida: ao atravessar sua porta da frente, eles entram no ambiente urbano de Suloszowa, onde há mercados, banco, posto de combustíveis e lojas.

Já ao sair pela porta de trás, eles se veem no meio de seus cultivos, em uma atmosfera pacata e rural.

Morangos e batatas fazem parte das plantações — e, com frequência, são trocados entre os moradores.

Em uma vila onde quase todos compartilham a mesma rua, é fundamental praticar a política da boa vizinhança.

A rua principal de Suloszowa se estende por cerca de 9 quilômetros – Foto: Reprodução Instagram @tmlplanet

Vila viralizou

Em 2023, fotos e vídeos aéreos de Suloszowa têm viralizado em diferentes redes sociais, com postagens somando dezenas de milhares de views, curtidas e compartilhamentos.

Nada que surpreenda: fotografada e gravada do alto, a paisagem colorida e de formato chamativo da vila polonesa é perfeita para o Instagram, onde imagens impactantes valem mais do que um milhão de palavras.

Mas a vila é também bonita quando vista do chão.

Com telhados pintados de azul ou vermelho, muitas de suas casas são extremamente fotogênicas.

Além disso, na área de Suloszowa há um antigo castelo, cuja construção remonta ao século 14. Do alto desse monumento histórico, é possível curtir vistas panorâmicas incríveis da região.

E, por causa dos campos ondulantes localizados atrás das casas (que podem ser admirados do castelo), a vila polonesa já tem até um apelido com potencial para ajudá-la a ganhar ainda mais fama ao redor do mundo: Pequena Toscana.

Suloszowa fica a aproximadamente 30 quilômetros da cidade de Cracóvia, um dos principais destinos turísticos da Polônia e parada obrigatória em qualquer viagem por essa região do território europeu.

O centro histórico de Cracóvia, afinal, reúne uma coleção incrível de fortificações, praças medievais e igrejas lindíssimas.

E, após visitar esse charmoso centro urbano polonês, vale a pena conseguir um carro para ir até Suloszowa.

Uma coisa é certa: você não vai precisar de GPS para percorrer a vila onde quase tudo acontece ao longo de uma única rua.

*Com informações de Uol