De responsabilidade socioambiental, o projeto é uma iniciativa da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) - Foto: Arthur Castro / Secom

Aproximadamente 200 alunos do 5º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Raio de Sol, localizada no bairro Nova Cidade, zona norte, participaram, na tarde desta quinta-feira (27/07), da programação de abertura do projeto “Escola de Compliance”. De iniciativa da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), o projeto conta com o apoio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc).

A Escola de Compliance visa contribuir para a difusão da Cultura de Conformidade, cujo foco é a adoção de posturas e procedimentos alinhados a normas e boas práticas; estimular a reflexão sobre outros assuntos com impactos nas esferas social e ambiental; além de propiciar a vivência de experiências inovadoras, como atividades extraclasse, lúdicas e de relação com a natureza.

“É um evento que mostra também que, além desse compromisso de atender a população, nós estamos engajado no contexto social e temos uma preocupação muito grande, não apenas com a geração atual, mas também com as gerações futuras e é pra isso que nós levamos algumas das nossas premissas e objetivos para que eles conheçam e sejam de multiplicadores daquilo que nós fazemos” afirmou o diretor-presidente da Cigás, René Levy.

Em seu primeiro dia, a programação do evento contou com palestras sobre o gás natural, sua origem, características, utilizações e o ganho ambiental por se tratar de fonte de energia de menor nível de impacto ao meio ambiente.

Em seguida, as crianças participaram ativamente da palestra sobre “Ética e Moral”, onde foram incentivadas a refletir sobre o respeito às diferenças para uma convivência social mais saudável. Outra palestra especial abordou sobre a importância dos Direitos da Infância, a partir do que está preconizado no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Para a secretária adjunta executiva de educação da capital, Regina Ortiz, a parceria é fundamental com a Cigás é fundamental para a comunidade escolar.

“A escola precisa ultrapassar esse muro, ela tem que participar junto com a comunidade, com os pais, com a família. A parceria com a Cigás é baseada nesse trabalho, de revitalizar os espaços da escola, fazer plantio, trabalhar o bullying, trabalhar com as crianças e com os pais, isso pra gente é de suma importância” destacou a secretária adjunta.

“O projeto ratifica o seu compromisso social, contribuindo com o desenvolvimento sustentável e é justamente e por esse motivo que estamos aqui pra contribuir e conscientizar os alunos da rede pública sobre temas relevantes como a sustentabilidade e a educação moral e ética” completou a gerente de Governança, Riscos e Compliance da Cigás e idealizadora do projeto, Larissa Cardoso.

O aluno de 5º ano, João Miguel, 11, destacou o que achou da experiência com a Cigás.

“Eu achei muito legal, uma nova experiência com o pessoal vindo aqui fazer palestra. Foi muito incrível adquirir novas informações com a Cigás, foi muito legal” disse o aluno.

Educação ambiental e melhoria do espaço recreativo

Para finalizar a série de palestras, profissionais especializados da área de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde (GQSMS) da Cigás fizeram uma ampla explanação sobre coleta seletiva para o reaproveitamento de resíduos.

Foto: Arthur Castro / Secom

Também abordaram sobre os cuidados para a preservação do meio ambiente de maneira sustentável. Para tornar a experiência ainda mais marcante, os alunos foram convidados a participar de uma ação educativa com o plantio de mudas de espécies frutíferas e ornamentais, nativas da região. As mudas foram doadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

Além das atividades educativas, a programação foi marcada pela entrega de melhorias do espaço de recreação à comunidade escolar. Essa ação foi fruto do engajamento voluntário dos colaboradores da concessionária.

O espaço ganhou pintura e demarcação para possibilitar e incentivar diferentes práticas esportivas. Também foi feita doação de itens esportivos.

Programação encerra nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (28/07), a partir das 8h, na sede da Cigás (avenida Torquato Tapajós, nº 6.100, bairro Flores), ocorre o encerramento do projeto, com a participação de um grupo de alunos da Escola Raio de Sol.

A programação será marcada por diversas atividades lúdicas, entre as quais, a Trilha da Integridade, Coleta Seletiva, Quebra-Cabeça Sustentável, Jogo da Velha em tamanho real, Quiz do Conhecimento e Soletrando. Também haverá exposição do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e visita ao Centro de Controle Operacional (CCO) da Cigás, responsável pelo monitoramento da rede de distribuição de gás natural (RDGN).