Os jovens irão conhecer de perto como funciona a profissionalização artística, por meio de trocas de experiências educacionais e culturais - Foto: Marcio James / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Central de Arte e Educação, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, inicia o projeto ‘Vivência Cultural com os Corpos Artísticos do Amazonas’, que propõe uma imersão dos jovens estudantes no universo da dança, canto e música.

A estreia será nesta quarta-feira (30/10), às 14h, com a Amazonas Filarmônica. Composições da música clássica serão apresentadas aos alunos da escola estadual Cid Cabral da Silva, na Cidade Nova, zona norte de Manaus.

O objetivo é aproximar o público estudantil aos corpos artísticos, tornando-os cada vez mais acessíveis, especialmente aos alunos do ensino médio, considerando a busca pela profissionalização daqueles que, muito em breve, devem ingressar no mercado de trabalho.

De acordo com o coordenador artístico do projeto, Balduino Leite, a iniciativa propõe uma apresentação didática dos corpos artísticos, um diálogo sobre a profissionalização no segmento das artes, por meio de trocas de experiências educacionais e culturais, uma vez que os artistas vão apresentar seus relatos e conhecimento na área.

“A entrada dos corpos artísticos no projeto Vivência Cultural é muito importante para ter um bate papo entre os jovens e os artistas, mostrar que existe esse mercado de trabalho no Amazonas e falar sobre a profissionalização de um artista, dando espaço para o jovem optar por se tornar um profissional da dança, do teatro e da música no estado”, afirma.

Balduino enfatiza que, neste primeiro momento, algumas escolas foram selecionadas para participar do projeto, que envolve todos os corpos artísticos do estado tais como, o Corpo de Dança do Amazonas, Balé Folclórico, Coral do Amazonas, Orquestra de Violões entre outros. Em 2025, a iniciativa deve contemplar mais jovens e instituições de ensino.

Dentre as diversas atividades do Vivência Cultural, os alunos terão a oportunidade de ouvir os instrumentos tanto individualmente quanto em conjunto, também poderão aprender sobre a função do maestro frente à orquestra e a preparação dos artistas com os clássicos da dança e da música, através dos instrumentos e das obras que compõem o repertório regional dos grupos artísticos.