Após 10 dias de atividades, a 1ª edição do programa Saúde Presente do Governo do Amazonas encerrou nesta sexta-feira (18/10), com 18.810 atendimentos realizados no bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus. A campanha da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) levou diversos serviços para mais perto da comunidade.
Nesta primeira edição, a caravana aconteceu de 8 a 18 deste mês, no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa Freire. No local, três unidades móveis, sendo duas carretas e o ônibus da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), disponibilizaram mamografia, ultrassonografia e tomografia, além de exames laboratoriais, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite, consultas médicas, entre outros serviços.
De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a procura pelos serviços superou as expectativas. “Este é mais um projeto inovador criado pelo governador Wilson Lima, para ampliar o atendimento e acesso da população aos serviços. Reunimos as nossas unidades móveis para levar atendimento especializado para mais perto da população”, afirmou a secretária.
Foram realizados 1.528 exames de imagem, entre mamografia, tomografias e ultrassonografias. Mais de 3,5 mil exames laboratoriais também foram coletados. “Estamos contentes com o resultado. A aceitação do público foi excelente durante esses 10 dias, o que torna esta realização um sucesso”, destacou Nayara Maksoud.
População aprova iniciativa
A empreendedora Branca Silva aproveitou a oportunidade e fez a mamografia pela primeira vez. “Eu tenho 47 anos e nunca tinha feito uma mamografia na vida. Aqui no Saúde Presente eu consegui passar pelo médico e fazer esse exame que é tão importante para nós, mulheres. Então, para mim, foi ótimo. Espero que fique tendo sempre essas ações”, afirmou.
A dona de casa Dalva Lúcia ficou sabendo do programa por uma amiga e foi ao local em busca de atendimento. Ela aprovou a iniciativa. “Fui muito bem atendida e fiz todos os exames e consultas que precisava. Essa ação é maravilhosa, tem muitas pessoas que precisam de médico e aqui eu resolvi tudo só num dia”, observou.
Parceria
Além da SES-AM, o programa Saúde Presente contou com a parceria da FVS-RCP, da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) e das Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e de Desporto e Lazer (Sedel).
Pela FVS, foram disponibilizados testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C. A Fundação também realizou a distribuição de preservativos internos e externos, de gel lubrificante e materiais informativos sobre prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
Já a FUnATI ofereceu atendimentos em fisioterapia e exames de retinografia. Ao todo, mais de 60 profissionais da saúde participaram da ação.
Após a Prefeitura de Manaus privatizar, de fato, o sistema de assistência de saúde dos servidores públicos municipais, Manausmed, para a rede hospitalar Hapvida...
A diminuição nos preços das baterias está pavimentando o caminho para a maior acessibilidade dos veículos elétricos . Historicamente, o custo das baterias representava...