O 3º Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2025 será realizado em Manaus entre os dias 8 e 19 de setembro, com a vistoria de 25.764 imóveis selecionados por amostragem nos 63 bairros das zonas Norte, Sul, Leste e Oeste. Para preparar a execução dos trabalhos, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciou, na tarde desta quarta-feira, 3/9, a capacitação de Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Agentes de Controle de Endemias (ACEs) que irão atuar nas vistorias de imóveis.
O chefe da Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores da Semsa, Alciles Comape, explica que a capacitação está sendo organizada nos Distritos de Saúde (Disas) Norte, Sul, Leste e Oeste, direcionado principalmente para profissionais que ainda não têm experiência na execução do LIRAa.
“A capacitação é sempre promovida antes de cada LIRAa. Alguns profissionais ingressaram na Semsa recentemente, oriundos do último concurso. Em outros casos, é necessário repassar informações mais atualizadas aos profissionais”, informa Alciles Comape.
Os temas abordados na capacitação incluem: cenário epidemiológico das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya; apresentação do resultado do primeiro e segundo LIRAa de 2025; ciclo biológico do Aedes; objetivo da visita aos imóveis; busca de criadouros em área interna e externa do imóvel; tipos de criadouros identificados no LIRAa 2025; desenvolvimento do vetor; técnicas de coleta e acondicionamento de larvas para amostragem; e preenchimento de formulários e fichas.
O Disa Leste realizou a capacitação na tarde desta quarta-feira, 3/9, na escola Rosa Sverner, no bairro Jorge Teixeira, com 46 participantes. Os Disas Norte, Sul e Oeste vão realizar a programação na quinta-feira, 4/9. No total, 306 profissionais da Semsa irão atuar no 3º LIRAa de 2025 em Manaus, entre ACSs, ACES, motoristas, supervisores, digitadores e equipe administrativa.
LIRAa
Durante o LIRAa, os agentes de saúde realizam visitas domiciliares para identificar e coletar as formas imaturas (larvas) do mosquito, bem como eliminar ou tratar os potenciais criadouros do mosquito encontrados nos imóveis, orientando os moradores sobre os cuidados necessários para prevenção.
De acordo com Alciles Comape, a Semsa programou quatro LIRAas no ano, com a intensificação das ações direcionadas para controle do vetor prioritariamente nas áreas de maior infestação.
“Com as informações obtidas na vistoria, é possível quantificar a infestação nos imóveis, identificando o nível de risco, que pode ser baixo, médio ou alto. A Semsa, com essas informações, pode planejar as atividades de controle nos locais de maior risco, evitando surtos e epidemias”, explica Alciles Comape.
O primeiro LIRAa de 2025 (17 e 27 de março) apontou Manaus com um índice de infestação do Aedes aegypti de 2,2%, e o segundo (30 de junho a 10 de julho) indicou um índice de 1,4%. Os dois resultados mantiveram Manaus em médio risco, que compreende os valores entre 1,0 e 3,9.
“O levantamento aponta ainda o nível de risco em cada bairro e zona de Manaus, o que permite que a Semsa possa executar medidas de controle e prevenção nos locais em que há mais urgência para evitar maiores riscos para a população”, afirma Alciles.
Entre janeiro e agosto deste ano, Manaus registrou 874 casos confirmados de dengue, em uma redução de 64,6% em comparação com o mesmo período de 2024, quando foram 2.469 casos da doença.
Este ano também houve o registro de oito casos confirmados de zika, uma redução de 68% em relação ao ano passado, quando foram registrados 25 casos. Em relação à chikungunya, Manaus registrou aumento de casos, com um total de 60 confirmações esse ano, tendo 10 casos confirmados no ano passado.
Para início do LIRAa na segunda-feira, 8/9, a equipe da Semsa terá concentração na lagoa da Compensa, na avenida Padre Agostinho Caballero Martin, Santo Antônio, zona Oeste, próximo ao Hiper DB Compensa, às 8h30.
O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) realizou, na segunda-feira (1º/09), o resgate de cinco animais silvestres encontrados em diferentes bairros de Manaus....