A professora tentava explicar a utilização de "todes" - Foto: Reprodução / Redes Sociais

Uma professora de português foi demitida após ser filmada por um estudante ensinando sobre a linguagem neutra. O caso aconteceu no Colégio Salvatoriano Imaculada Conceição, em Vedeiras, Santa Catarina, que se trata de uma escola particular.

Segundo o jornal O Globo, a professora dava aulas para turmas de 6º e 7º ano. O vídeo feito em sala de aula foi compartilhado pelo deputado Jessé Lopes (PL-SC), que chamou a linguagem neutra de “imposição do movimento LGBTQIA+”.

No vídeo, ela explica em que situações a palavra “todes” poderia ser usada.

“Se você fosse uma pessoa não-binária, binárie, binário… uma pessoa que é homossexual e te ofendesse chamar de ‘todos’, porque todos não abrange o teu tipo de gênero. Aí você teria que engolir, porque você seria minoria. Estou tentando entender da outra ótica, porque eu também sou uma pessoa heterossexual. Eu tenho que tentar entender da ótima de uma pessoa que não é heterossexual. Se eu não sou uma pessoa que não me encaixo nem no sexo masculino, nem no sexo feminino, que é o neutro no contexto brasileiro…”, afirma, e o vídeo é cortado.

O Globo confirmou a informação de que a mulher foi demitida, mas a escola não quis esclarecer o motivo da demissão.

*Com informações de Terra