As Unidades de Conservação (UC) ganharam um espaço exclusivo na 43ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro). No estande da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) estão disponíveis mais de 1,3 mil produtos de bioeconomia, incluindo alimentos e artesanato, originários de oito UCs estaduais.
O evento iniciou na quinta-feira (09/12) e segue até domingo (12/12), das 9h às 22h, no Kartódromo da Vila Olímpica, zona centro-oeste de Manaus.
O titular da Sema, Eduardo Taveira, destaca a importância das atividades do setor primário, a fim de beneficiar agricultores e produtores rurais que foram impactados financeiramente pela pandemia da Covid-19.
“Temos buscado equilíbrio entre a conservação ambiental e também o crescimento econômico dessas comunidades. É uma oportunidade de mostrar que o estado do Amazonas tem avançado no desenvolvimento sustentável nas Unidades de Conservação”, explicou o secretário.
Produtos
O chefe do Departamento de Mudanças Climáticas e Gestão de Unidades de Conservação (Demuc) da Sema, Gleidson Aranda, afirma que “a aquisição desses produtos auxilia diretamente na geração de renda dessas populações, que trabalham diretamente com a manutenção da floresta em pé, extraindo os recursos naturais e mantendo a floresta conservada para a geração futura”.
Brenda Monique, 20, moradora da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista veio para a Expoagro representar os comunitários das UC.
“A gente trouxe um pouquinho de cada Unidade de Conservação para que as pessoas de Manaus possam visitar o estande e adquirir os produtos na Expoagro”, disse.
O estande da Sema também está realizando atividades de educação ambiental, por meio da distribuição de folhetos e cartilhas dos programas de gestão da Secretaria, como o Agente Ambiental Voluntário (AVV) e o Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH/AM).