Foto: Clóvis Miranda / Semcom

O prefeito de Manaus, David Almeida, acompanhou, neste domingo (21), a visita de cerca de 160 famílias ao residencial Carlos Braga, na zona Oeste, que contará com 576 apartamentos construídos em parceria entre a Prefeitura de Manaus e o governo federal, por meio do programa “Minha Casa, Minha Vida”. A primeira etapa, com 192 unidades, será entregue em novembro deste ano. O vice-prefeito Renato Júnior e o secretário municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), Jesus Alves, participaram da agenda.

A seleção dos beneficiários segue em análise pela Caixa Econômica Federal, que é responsável pela validação final das condicionalidades do programa. Os que não forem contemplados por meio do “Minha Casa, Minha Vida”, serão beneficiados por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Calamidade.

As famílias que conheceram o empreendimento neste domingo foram selecionadas por terem sido atingidas por tragédias ambientais recentes, como os desmoronamentos ocorridos na comunidade Pingo d’Água, em 2023, e no bairro Redenção, em 2025. “É um sonho que se torna realidade. Estamos muito felizes porque em novembro já vamos entregar o primeiro habitacional, o Carlos Braga, que simboliza dignidade e um novo começo para essas famílias”, destacou o prefeito.

O conjunto habitacional é um dos empreendimentos mais modernos do programa na capital, com apartamentos verticalizados, varanda e área de lazer. Para David Almeida, o modelo representa o futuro do planejamento urbano de Manaus. “Nós queremos verticalizar a cidade de Manaus, porque assim fica mais fácil administrar e oferecer infraestrutura adequada. Estamos mudando uma realidade que é fruto de mais de 40 anos de ocupações desordenadas”, explicou.

O titular da Semhaf, Jesus Alves, reforçou que a gestão trabalha para assegurar que todas as famílias contempladas tenham condições de iniciar uma nova vida com dignidade.

“O prefeito determinou que trabalhássemos para garantir que todas as famílias contempladas recebam não apenas um apartamento, mas condições reais de recomeçar a vida com dignidade. O chamamento público foi pensado exatamente para apoiar aquelas que mais precisam, assegurando que todas tenham acesso a esse benefício de forma completa”, afirmou.

Além do residencial Carlos Braga, a Prefeitura de Manaus já tem em andamento outros projetos habitacionais, como os residenciais deputado Mário Haddad, Parque Riachuelo, Santa Etelvina e Lago Azul. Ao todo, são 12 empreendimentos em execução, que vão somar mais de 4.700 novas moradias até 2026, com perspectiva de expansão para mais 3 mil unidades nos anos seguintes.

“Manaus foi a cidade que mais recebeu moradias na primeira etapa do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’. Esse é um passo concreto para diminuir o déficit habitacional, tirar famílias de áreas de risco e oferecer qualidade de vida a nossa população”, ressaltou David Almeida.

Com a entrega do residencial Carlos Braga e dos demais conjuntos em andamento, a prefeitura reforça o eixo de habitação e inclusão social da gestão David Almeida, promovendo cidadania, segurança e dignidade para milhares de famílias manauaras.

Com informações da Semcom