Alinhado com as diretrizes do Sistema de Integridade institucional, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) passa a contar com um novo Canal de Denúncias, estruturado para garantir segurança da informação, anonimato e acolhimento técnico especializado. A ferramenta foi anunciada pela conselheira-presidente Yara Amazônia Lins, durante 18ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno, realizada na manhã desta quarta-feira (18).
“Com essa iniciativa, damos um passo firme na consolidação de um ambiente ético, seguro e transparente dentro do Tribunal. O canal oferece proteção, escuta qualificada e segurança para que qualquer pessoa vinculada à instituição possa exercer seu direito de comunicar condutas irregulares com total confiança”, destacou a conselheira-presidente durante seu discurso.
Resultado de contrato com empresa especializada, certificada pela norma internacional ISO 27001, considerado como selo máximo de conformidade em segurança da informação, o canal foi estruturado para funcionar de forma ininterrupta, 24 horas por dia, sete dias por semana.
Atendimento sigiloso
O atendimento funciona por meio do site https://contatoseguro.com.br/tceam, por ligação gratuita pelo número 0800 517 1018 ou pelo aplicativo para Android e IOS. As manifestações são acolhidas por uma equipe técnica capacitada, com possibilidade de atendimento por psicólogos, garantindo sigilo absoluto e proteção ao denunciante.
Podem ser registradas denúncias, sugestões, dúvidas e elogios, que, após triagem técnica da empresa responsável, são direcionados aos comitês internos conforme a natureza do relato. Casos de assédio e discriminação são encaminhados ao Comitê de Prevenção ao Assédio e Discriminação (CPEAD); situações relacionadas à conduta de servidores são analisadas pelo Comitê de Ética; e denúncias que envolvam membros da Corte são encaminhadas ao Comitê de Membros.
Todos os integrantes desses grupos assinam termos de confidencialidade, conforme prevê a Resolução nº 02/2022, garantindo a seriedade e a segurança do processo.
“A estrutura do canal foi pensada para assegurar independência, proteção e tratamento técnico aos relatos. Ele é um instrumento-chave do nosso sistema de integridade, pois oferece uma via segura para quem quer contribuir com a correção de desvios e a promoção de uma conduta institucional ética”, afirmou o gestor de integridade do TCE-AM, Marcos Malcher.
Destinado a servidores, estagiários, residentes, terceirizados e quaisquer outros vinculados ao TCE-AM, o canal abrange o relato de práticas como assédio, discriminação, corrupção, fraudes, nepotismo, uso indevido de recursos institucionais, entre outras infrações às normas internas e à legislação vigente. A confidencialidade é assegurada em todas as etapas, sendo expressamente proibida qualquer forma de retaliação a denúncias feitas de boa-fé.
“A medida está alinhada ao Requisito Q28/P2 do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC) e reafirma o compromisso institucional do TCE-AM com a responsabilidade pública, a transparência e a proteção ao denunciante. Além disso, outros detalhes sobre essa e outras ações podem ser consultados no portal do Sistema de Integridade do TCE-AM, por meio do endereço eletrônico https://integridade.tce.am.gov.br”, explicou Mário Roosevelt, que atua como Coordenador do Comitê de Governança e Compliance do TCE-AM.
Neste fim de semana, o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) cumpre uma extensa agenda oficial no Médio Solimões. Na primeira parada, em Tefé, distante...
Mais de 100 servidores municipais participaram de uma grande operação integrada de limpeza, coordenada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de...