A quantidade impressionante de resíduos sólidos retirados dos rios e igarapés da cidade é a média diária registrada pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp). Ontem (30), a operação de limpeza teve maior concentração no igarapé do Franco, na avenida Brasil, zona Oeste.
Além disso, as equipes da Semulsp trabalharam, junto com o projeto Remada Ambiental, para a recuperação das águas do igarapé do Gigante, um dos braços de rio da bacia do Tarumã. A equipe também realizou a coleta de lixo nas balsas da Manaus Moderna e Panair.
O serviço consiste no recolhimento dos resíduos sólidos da superfície da água e das margens dos igarapés e orlas, além da retirada de vegetação aquática para melhorar o escoamento hídrico.
De acordo com o coordenador das balsas da Semulsp, Marlon Chagas, esse tipo de ação é constante, principalmente durante o período de cheia. Ele faz um alerta para que a população colabore, não jogando lixo nas ruas e nos igarapés.
“Após a limpeza no igarapé do Franco, colocamos uma rede de contenção na ponte do peixe, para conter os lixos que são jogados. Depois demos apoio com o projeto da demanda ambiental. E realizamos a coleta das balsas da Manaus Moderna e Panair”, explicou Marlon.
Nesta semana, além das orlas, a Semulsp intensificou as ações em igarapés. Em diversas zonas da cidade, foram feitas a limpeza do córrego, poda de árvore e recolhimento de lixo.
Com informações da Semulsp